Feira do Peixe terá início na próxima quarta-feira em Sapiranga conforme normas da Vigilância Sanitária

Data de publicação: 2 de abril de 2020

A Feira do Peixe de Sapiranga começa na próxima quarta, dia 8 de abril. Até a Sexta-feira Santa, 10 de abril, serão comercializados peixes vivos e filés no pavilhão central do Parque Municipal do Imigrante. Devido às medidas preventivas ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), não ocorrerá cerimônia de abertura. A Feira do Peixe é promovida pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Associação dos Piscicultores e Amigos da Feira do Peixe de Sapiranga, e conta com o apoio da Emater. A feira funcionará conforme as normas da Vigilância Sanitária. Os tanques serão montados no Parcão respeitando regras de espaçamento, como também o distanciamento entre as pessoas com o intuito de evitar aglomerações. A prefeita Corinha Molling destaca que a atividade ocorrerá de acordo as regras de Saúde e Vigilância Sanitária. “Vamos tomar todos os cuidados de higiene na feira prevenindo do coronavírus”.

O secretário municipal de Agricultura, Valdes Cavalheiro de Araújo, ressalta a redução da feira uma medida de prevenção, além do período de estiagem o produtor obriga-se à comercialização. “Devido a atual situação do coronavírus a Prefeitura optou por fazer uma feira reduzida sem a realização do processo de abate. Além disso, existe o problema da estiagem que reduz o nível dos açudes prejudicando a sobrevivência dos peixes”.

A FEIRA

A Feira do Peixe de Sapiranga funcionará das 8 às 18 horas nos dias 8 e 9 de abril; e, no dia 10, feriado de Sexta-feira Santa, a venda de peixes ocorre somente pela manhã das 8 às 11 horas.  Serão comercializadas carpas capim, húngara, prateada, cabeça grande, além de tilápias e filés, com preços que variam entre 10 e 35 Reais. Os peixes serão vendidos vivos.

As carpas são peixes ricos em ômega 3, potássio e vitamina D, e seu consumo auxilia o sistema imunológico e atua na redução dos fatores de risco associados a doenças cardiovasculares. A tilápia possui alto valor proteico e baixo teor de gordura, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). A tilápia é rica em  fósforo, ômega 6, potássio, selênio e vitamina A.

HORÁRIOS  DA FEIRA

Quarta-feira (8 de abril) - Atendimento das 8 às 18 horas

Quinta-feira (9 de abril) - Atendimento das 8 às 18 horas

Sexta-feira (10 de abril) - Atendimento das 8 às 11 horas