Vacinação contra a febre aftosa prorrogada para 24 de abril

Data de publicação: 16 de abril de 2020

A vacina contra a febre aftosa teve prazo prorrogado para 24 de abril. O prazo final era 14 de abril, mas a medida de estender foi anunciada pelo governo federal, que constatou a necessidade de extensão do prazo, devido à situação de pandemia do coronavírus.

Com isso, os produtores rurais têm até 24 de abril para vacinar seus animais. Para imunizar o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa os produtores sapiranguenses terão que comprar as vacinas em postos autorizados, que na região eles estão em Taquara, Portão e Dois Irmãos, além de Porto Alegre. A dose da vacina conforme etapas anteriores, é de 2 ml. A vacina é bivalente e protege contra os vírus tipo A e O (removido tipo C).

O comprovante da vacina (através da apresentação da nota fiscal até o dia 30 de abril) deverá ser apresentado das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, no Posto da Inspetoria Veterinária, na Avenida João Corrêa, 808, 3.º andar (prédio da Biblioteca Municipal e Câmara de Vereadores), no Centro de Sapiranga.

Quem não vacinar seus rebanhos está sujeito a multa de 60 UPF (Unidade Padrão Fiscal), acrescida a uma UPF por animal, conforme Decreto Estadual n.° 52.434/15. Além disso, a propriedade pode ser interditada até a devida regularização da situação. As vacinas contra a febre aftosa são obrigatórias para bovinos e bubalinos de todas as idades.

ONDE ENCONTRAR A VACINA
As vacinas podem ser compradas nos locais credenciados em Taquara, Portão e Dois Irmãos, além de Porto Alegre. A listagem se encontra no site da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, na seção Serviços e Informações/Vigilância contra a febre Aftosa.