Imprimir Fechar
Sapiranga, 15 de novembro de 2018
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

ARTE E CULTURA - Balé Origens recebe prêmio especial no festival da Bulgária

Grupo se destaca na participação do evento competitivo que é o primeiro de três festivais da agenda
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 26/07/2017
O Balé Folclórico Origens de Sapiranga encerrou sua participação no 21.º International Folk Festival, em Sófia, na Bulgária, recebendo o Prêmio Especial do Patrono do Festival, ficando em primeiro lugar entre os destaques. O evento na capital búlgara, que teve a participação de  14 delegações, encerra-se oficialmente hoje, e o grupo sapiranguense segue agora para seu segundo compromisso, o 13.º International Folklore Festival Srebarna Pafta, em Kyustendil (27 a 30 de julho). A agenda se encerra no International Folklore Festival Plovdiv (31 de julho a 5 de agosto), em Plovdiv.   

"Encerramos o primeiro festival com êxito. O 21.º International Folk Festival é competitivo e conquistamos o Prêmio Especial do Patrôno do Festival - Prefeita de Sófia Yordanka Fandakova. Para nós é uma grande conquista, com uma enriquecedora experiência em nosso primeiro festival competitivo. Obrigado a todos que nos apoiam em nosso trabalho", destacou a coordenadora do Origens, Janice Mödinger.
 
 ORGULHO 

"Sapiranga se sente honrada e orgulhosa em ter um grupo tão valoroso, que busca cultivar a nossa cultura local e também do Brasil com a apresentações maravilhosas. O Município vem apoiando este trabalho desde o seu início e o resultado são estas importantes participações em festivais pelo mundo afora", destacou a prefeita Corinha Molling antes do embarque do grupo.  "O reconhecimento do nosso trabalho é muito gratificante, e o apoio do Município é muito importante para o trabalho", coloca Janice.
 
 ROTEIRO 

O roteiro do Balé Origens na Europa começou pelo 21.º International Folk Festival Vistosha, evento competitivo que se iniciou no dia 20 e que se encerra nesta quarta-feira, 26 de julho, em Sófia. O próximo compromisso do Origens é o 13.º International Folklore Festival Srebarna Pafta, em Kyustendil, que se inicia amanhã, 27 de julho, seguindo até o dia 30. A turnê do grupo sapiranguense se encerra no International Folklore Festival Plovdiv, em Plovdiv, que ocorrerá de 31 de julho a 5 de agosto. O Origens retorna a Sapiranga no dia 6 de agosto. 
 
A viagem do Origens tem o apoio da Prefeitura de Sapiranga, que mantém o grupo. O Balé Origens arrecadou também recursos através de espaço de comercialização em festas do Município (Festa das Rosas, aniversário da cidade, Festa do Trabalhador), no Parque Municipal do Imigrante. Além disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga patrocinou 20 conjuntos de abrigos para identificação da delegação. 
 
 OS EVENTOS 
 
O Balé Origens foi o único grupo brasileiro a passar pela seletiva e a se credenciar para o 21.º International Folk Festival Vistosha na capital búlgara. Para garantir presença e representar bem o Brasil, a equipe trabalhou intensamente na preparação e nos ensaios. O festival de Sófia foi o único competitivo da turnê, e recebeu 14 delegações, com representantes da da Europa, Ásia e América. O Origens recebeu o Prêmio Especial do Patrono do Festival, ficando na primeira colocação.
 
Já o festival de Kyustendil (cidade histórica que fica a 90 quilômetros de Sófia e que é conhecida pelos balneários de água mineral) é uma mostra tradicional búlgara que reúne cerca de 400 bailarinos e dançarinos de grupos do país e convidados de cinco países (entre eles, neste ano, o Brasil, com o Origens). A mostra de quatro dias reúne grupos búlgaros e convidados de diversos países.
 
O Balé Origens encerra seu giro europeu em Plovdiv, a segunda cidade mais populosa da Bulgária, que fica a 100 quilômetros da capital, e que tem uma forte história cultural na Europa. O International Folklore Festival Plovdiv, criado há 23 anos, já recebeu mais de 8 mil dançarinos de 47 países em suas duas décadas de realização, e o destaque são as apresentações no imponente Ancient Theatre of Philipoppol, no palco de um anfiteatro construído na época do império romano há quase 2 mil anos. 
 
 ORIGENS 

O Balé Folclórico Origens, considerado patrimônio cultural de Sapiranga, foi oficializado pela Lei Municipal 2.008 de 14 de maio de 1994. É um grupo de projeção folclórica, fundado pelo desejo de dançar e explorar a diversidade do folclore brasileiro. 

O grupo é formado por dançarinos que dedicam parte do seu tempo a arte. O Balé é formado pelo grupo adulto (que se dedica ao folclore brasileiro); grupo juvenil (que interpreta danças da cultura alemã, espanhola, italiana, portuguesa e argentina); e o grupo mirim, que faz a iniciação dos pequenos à dança.
 
 
 HISTÓRICO 

Com quase 23 anos de estrada, o Balé Origens já levou a cultura brasileira a diversos lugares do mundo, representando Sapiranga e o Brasil em diversos festivais. 
- Em 2000, representou o Brasil, no 19.º Festival de Danzas Folkloricas Festidanza, em Arequipa, Peru.
- Em 2006, esteve no 16.º Encuentro de Folclor Latinoamericano, de Antofagasta, no Chile. Neste mesmo ano esteve também no Paraguai.
- Em 2010, o Balé representou o Brasil no 3.º Encuentro Internacional de Folklor Mi Peru, em Lima, Peru.
- Em 2011, na 60.ª Fiesta de La Fruta y de Las Flores, de Ambato, Equador.
- Em 2012, representou o Brasil no 17.º Festival Zacatecas Del Folclor Internacional, no México, considerado um dos maiores festivais do mundo.
- Em 2013, esteve no 54.º Festival de Folklore de Jambes e Namour, na Bélgica, e no 15.º Festival International Danses et Musique du Monde de Cugand, na França.
- Em 2015, na 64.ª Fiesta de La Fruta y de Las Flores, de Ambato, Equador, e no 1.º Encuentro de Danzas Folcloricas La Paz Maravillosa, na Bolívia.
- E, em 2016, no 10.º Festival de Folclore Danzando em La Perla del Norte, em Chepen, no Peru.
voltar