Imprimir Fechar
Sapiranga, 15 de novembro de 2018
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

SAÚDE - Curso de Gestantes terá entrega de kits maternidade nesta quarta-feira

Ação gratuita da Secretaria de Saúde encerra mais uma série de encontros voltados a futuras mamães
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 28/08/2017
A Prefeitura de Sapiranga está formando mais uma turma de futuras mamães no seu Curso Gratuito de Gestantes, promovido através do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança Irmã Dulce da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Leo Clube, Lions Clube Ferrabraz, Grupo Ciranda de Luz e Centro Cultural e Beneficente Estrela da Aurora.

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, ocorre a entrega de 11  kits  maternidade (bolsa para bebê/trocador, duas toalhinhas de boca, cueiro, pijama, sapatinho, meias,  termômetro digital ou clínico e um pacote de fraldas) às participantes dos três encontros do Curso de Gestantes. 

A  formatura da turma  nesta quarta-feira é a partir das  18 horas, na Sala de Eventos da Praça da Bandeira, no Centro da cidade. A atividade marca o fim de mais uma série de encontros para as futuras mamães.

Além da entrega, está programada a palestra sobre amamentação, que será ministrada pela enfermeira Fabricia Fontoura. O encontro deve ser acompanhado, ainda, pela médica pediatra Liane Brackmann Netto, membro da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, e do médico ginecologista Leandro Netto, ambos da cidade de  São Leopoldo.

 
 OS ENCONTROS 

A turma que está se formando teve três encontros ocorridos em maio, junho e julho, tratando sobre o primeiro, o segundo e o terceiro trimestre de gravidez. Foram abordados assuntos como  a gestação e os sintomas e mudanças no corpo, alimentação na gestação, pré-natal, automedicação, uso de chás, vacinas na gestação, amamentação,  cuidados com a higiene do bebê, o parto normal e a cesárea, o que levar para o hospital, cuidados pós-parto e planejamento familiar. 

As gestantes interessadas nos cursos podem fazer a inscrição diretamente nas Unidades de Saúde do seu bairro. As aulas são mensais (normalmente na primeira quinzena do mês) e sempre ocorreram na sala de projetos da Praça da Bandeira. Neste mês já foi iniciada um nova turma que ainda terá encontros em setembro e outubro. 
 
 O PROJETO 

Desde outubro de 2015, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem oferecendo gratuitamente o curso à comunidade, buscando esclarecer dúvidas das futuras mamães e também papais e familiares. O projeto voltado às gestantes vem se consolidando como um trabalho de referência na região, já tendo formado . “Estamos oferecendo o curso com muito amor e carinho às gestantes. É importante o acompanhamento dos pais na gravidez, assim podem esclarecer todas as dúvidas em relação a gestação”, comentou a prefeita Corinha Molling sobre o trabalho. 
 
voltar