Sapiranga, 22 de setembro de 2018

ESPECIAL - Domingo de Caminhada e Passeio de Bike na abertura da Semana do Turismo

Programação traz, ainda, palestras, debates, exposição e atrações paralelas à caminhada
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 22/09/2017
Tem início neste domingo, 24 de setembro, a Semana do Turismo de Sapiranga, promoção da Prefeitura de Sapiranga por meio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A programação traz palestras, debates, esportes, exposição no Centro de Cultura e atividades diversas. A Caminhada e o Passeio de Bike (mountain bike) ocorrem neste domingo, com saída prevista do campo de pouso e sede da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), na Estrada do Carlão, 725, junto ao Morro Ferrabraz.

A partir das 7 horas ocorre o deslocamento de ônibus até a Igreja da localidade de Picada São Jacó (na zona Rural da cidade), onde às 8 horas, inicia a Caminhada da Semana do Turismo em direção ao Alto Ferrabraz. O trajeto de  8 quilômetros  de percurso inclui trilhas em meio a Mata Atlântica e uma vista exuberante, no alto do morro, da cidade de Sapiranga e região. A caminhada terá seu final exatamente no campo de pouso da AGVL. O  trajeto da caminhada pode ser acessado no site Strava (https://www.strava.com/routes/10132439).

Já o Passeio de Bike (no estilo iniciantes mountain bike) tem trajeto previsto de 15 quilômetros entre trilhas na mata e estradões de saibro pela zona rural sapiranguense. A inscrição (com doação de dois quilos de alimento não perecível) dá direito ao sorteio de brindes. Informações da caminhada - com inscrição gratuita e opcional com almoço (este pago) - pode ser verificadas em https://www.sprinta.com.br/evento/2537074mrH5C1w ou https://goo.gl/forms/tH0jHcz0xblkIgoJ3.

Está incluído no percurso o serviço de  ambulância e um ponto para a  hidratação dos caminhantes. No almoço pago deve ser servido galeto, massa, arroz, molho, feijão, aipim, farofa, salada no Sítio Kako de Kuia. Além da caminhada e do passeio ciclístico, haverá junto ao campo de pouso/sede da AGVL uma praça de food truck, inscrição para voos de asa delta e demonstração de rapel.

CONVERSANDO SOBRE TURISMO

No dia 27 de setembro, quarta-feira, a partir das 9 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, ocorre o encontro Conversando sobre Turismo. Será um dia dedicado a palestras e debates sobre temáticas do turismo. A programação traz às 9h20 a palestra sobre Turismo e Comércio - CDL Sapiranga; às 10h20, palestra sobre Turismo Rural - Emater de Sapiranga; às 13h15, palestra sobre Patrimônio Histórico - IPHAE; e, às 14h30, a palestra sobre Esportes de Aventura e Turismo -  Escola de Voo Cia do Ar.

A Semana do Turismo também promove de 25 a 30 de setembro a exposição de fotos dos atrativos turísticos de Sapiranga, que ficará no saguão do Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, com visitação das 12h30 às 18h30 (estendendo-se à noite em dias de eventos no teatro)

SEMANA DO TURISMO DE SAPIRANGA

24 de setembro - Domingo
8 horas - Caminhada e Passeio de Bike (mountain bike) com atividades paralelas como praça de food truck, inscrição para voos de asa delta e demonstração de rapel junto ao campo de pouso da AGVL, na base do Morro Ferrabraz.
25 a 30 de setembro - Segunda-feira a sábado
Exposição de fotos dos atrativos turísticos de Sapiranga no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck.
27 de setembro - Quarta-feira
9 horas - Abertura do ciclo de palestras e debates Conversando sobre Turismo na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga
- 9h20 - Palestra sobre Turismo e Comércio - CDL Sapiranga;
- 10h20 - Palestra sobre Turismo Rural - Emater de Sapiranga
- 13h15 - Palestra sobre Patrimônio Histórico - IPHAE;
- 14h30 - Palestra sobre Esportes de Aventura e Turismo -  Escola de Voo Cia do Ar.