Imprimir Fechar
Sapiranga, 21 de outubro de 2018
Estamos pesquisando sua consulta.
Por favor aguarde alguns instantes!
conteúdo

Sapiranga começa os preparativos para a festa de aniversário em 4 de março

Comemoração dos 63 anos será no Parcão com shows, bolo, e serviços à comunidade
Redator: Departamento de Comunicação Fonte: Prefeitura de Sapiranga 06/02/2018

Sapiranga já está no clima se preparando para as festividades dos 63 anos de aniversário, que acontecerá no domingo, 4 de março, no Parque Municipal do Imigrante, em comemoração a data de instalação do Município ocorrida em 28 de fevereiro de 1955

A tradicional Festa de Aniversário oferecerá diversos serviços gratuitos para a comunidade, entre eles a aferição da pressão arterial, orientações nutricionais com aferição de medidas e avaliação antropométrica, entre outros. Os serviços fazem parte do projeto #Sapiranga Para Você, e estarão à disposição no Parcão das 9 horas ao meio dia.

A abertura oficial da festa de comemoração dos 63 anos da Cidade das Rosas ocorrerá a partir das 15h30, quando será cantado o habitual "parabéns para você" com o corte e distribuição do bolo de aniversário. As festividades seguem com muita música no palco do pavilhão central com os shows de Anderson e Everton, Jack Brown, Landau Rock Band, e o grupo Portal da Serra que tocará até o encerrando da festa, às 22 horas.

SERVIÇOS E AÇÕES 
Além das apresentações musicais a festa terá  feira de filhotes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Sapiranga, ambulância no local, e distribuição de folhetos sobre a dengue com a presença da mascote Mosquitão da campanha. A equipe do programa PIM (Primeira Infância Melhor) realizará atividades lúdicas e a tradicional Escolinha de Trânsito da Guarda Municipal, com os mini veículos e a pintura de rosto. O Parcão também terá um espaço com brinquedos infláveis para a garotada, pontos  com  bolinhos de batata (declarados patrimônio da cidade de Sapiranga em 2016), e cervejas artesanais (Sapiranga é uma das cidades da Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul), além da exposição de bicicletas antigas do Grupo Pedal de Ferro e a mostra  de artesanato com a Associação dos Artesãos de Sapiranga. 

Entre os serviços oferecidos à comunidade no Parcão, destacam-se os exames de verificação de pressão, orientações nutricionais com aferição de medidas antropométricas e com avaliação antropométrica. Outra atividade na festa é a distribuição de mudas pelo Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). A comunidade também poderá se informar sobre o trabalho de atendimento às mulheres realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Coordenadoria da Mulher do Município, como também conhecer a história do Município através da exposição do Museu Itinerante montado especialmente para a festa.

Os sapiranguenses ainda poderão trocar livros e realizar a carteirinha da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Edwin Kuwer nos espaços Hora do Conto e Troca-Troca. A Secretaria Municipal de Assistência Social distribuirá informativos do  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), apresentará os serviços da Coordenadoria da Mulher, e orientará a comunidade em relação ao desligamento do sinal analógico de TV aberta (para as famílias carentes, cadastradas em programas sociais) que encerra dia 14 de março. O Departamento de Meio Ambiente (DMA) da Prefeitura também estará na festa divulgando o trabalho.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO
Após um trabalho sério de lideranças locais e um movimento emancipacionista que trabalhou por cinco anos até chegar ao plebiscito, Sapiranga teve sua emancipação decretada pela Lei Estadual n.º 2.529, de 15 de dezembro de 1954. Em 28 de fevereiro de 1955 ocorreu a instalação oficial do Município, seguindo-se com a posse do primeiro prefeito e da primeira Câmara de Vereadores. Com a emancipação, Sapiranga se transformou na década de 1960 na Cidade das Rosas, realizando a sua hojetradicional e conhecida Festa das Rosas, atraindo milhares de visitantes ao Parcão. Na década de 1970, o voo livre passou a ser atração no Município que ficou conhecido nacionalmente pelo pioneirismo no Estado com as rampas do Morro Ferrabraz. Festejando 63 anos de história, Sapiranga é hoje um dos maiores municípios da região do Vale do Sinos, conhecido pela vocação ao trabalho e com um projeto de crescimento voltado para o planejamento urbano e investimento em setores essenciais para o melhor atendimento da sua comunidade. 
Conheça mais sobre a história de Sapiranga no site da Prefeitura (www.sapiranga.rs.gov.br).


PROGRAMAÇÃO DA FESTA
- 9 às 12 horas - Serviços para a comunidade
- 15h30 – Abertura oficial da festa e corte do bolo de aniversário de 63 anos
- 16h30 - Anderson e Everton
- 17h30 - Jack Brown
- 18h30 - Landau Rock Band
- 20 horas - Portal da Serra
- 22 horas - Encerramento

 

Fotos: Departamento de Comunicação
voltar