`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Ecoturismo de Sapiranga em pleno desenvolvimento
Projeto de Segurança e novo empreendimento marcam nova fase
  • 6 de novembro de 2024
  • 12:39

Compartilhe:

Na edição de 2024, o prêmio Boas Práticas na Gestão Pública, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reconheceu o projeto ‘Aventura Segura em Sapiranga’ com o segundo lugar na categoria Turismo. A iniciativa é a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança em cinco empresas do município que atuam na área do Turismo de Aventura. O projeto é uma parceria com o Sebrae e com a empresa Atitude Ecologia & Turismo, de Canela-RS.

O município de Sapiranga se formou aos pés do Morro Ferrabraz, onde se instalaram os primeiros imigrantes vindos da Alemanha, ainda no século XVIII. Ao longo dos anos, a pequena vila se desenvolveu, virou cidade, mas o Morro e as riquezas da zona rural continuaram fazendo parte das vivências da população, principalmente quando se fala em turismo. Por toda a região, Sapiranga é reconhecida como um destino para lazer junto à natureza e para fomentar ainda mais esse segmento que surge o projeto ‘Aventura Segura em Sapiranga’. “Não é uma novidade que a nossa cidade tem o potencial para o turismo de natureza, desde os anos 70 recebemos no Morro atletas do voo livre e temos campings com mais de 30 anos de atividade. Mas também é preciso se atualizar e desenvolver novas formas de atrair o turista. Estar dentro das normas de segurança é uma das maneiras de chegarmos a excelência dos serviços prestados e ainda assim preservar os recursos naturais”, destaca a secretária Municipal de Cultura, Turismo e Desporto, Roberta Rothen.

O principal objetivo do projeto é estabelecer o atendimento das conformidades previstas pela Norma ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança. Para isso, cinco empresas do município participam do projeto que tem seis etapas: planejamento, gestão de risco, operação, apoio, monitoramento e melhoria. Em todas as fases os técnicos do Sebrae e a Atitude Ecologia & Turismo participam do processo. As primeiras empresas a participar do projeto são o Sítio das Águas Dotta – parque aquático pioneiro na região; Camping da Família Deberofski – um dos mais tradicionais do circuito de campings do entorno do Ferrabraz; Camping do Waldomiro – espaço com estrutura completa e que também recebe eventos; Reserva Ecológica da Picada Verão – um dos locais mais visitados do município, recebendo turistas de várias regiões do estado e também de de fora dele. O quinto empreendimento participante é o Steinberg EcoVillage que entra em operação neste mês.

 Steinberg EcoVillage

Com uma proposta de conexão com a natureza, o Steinberg EcoVillage será inaugurado no próximo sábado, 9 de novembro. O local oferece opções em gastronomia, espaço para shows, trilhas em área de mata, horta, pomar e mini-fazenda. Um conceito de espaço compartilhado para celebração e convivência ao ar livre idealizado pela gestora do empreendimento, Julia Morbach. “Desde a adolescência eu sonhava em criar um empreendimento que agregasse o trabalho e também o convívio em família. O planejamento para esse espaço começou em uma viagem onde eu conheci o conceito do Agriturismo. É um local para lazer mas que também utiliza o que é produzido ali para servir aos clientes. Eu digo que o que buscamos reproduzir aqui é a energia de ‘um domingo de manhã em família’, quando as pessoas aproveitam momentos juntas, sem pressa e é claro, apreciando a vista”, revela Julia.

Na Steinberg, a gastronomia é um dos destaques com menu assinado pelo chef Julio Engelke, no Espaço Gastro. Ainda tem o espaço Tenda com cardápio de petiscos e o Empório de Produtos Coloniais, onde a produção da área rural estará presente, contando com a parceria do Grupo de Mulheres Rurais de Sapiranga, o Koloniegeschmack. Julia comenta que o local, pioneiro neste formato na cidade, conta com vários parceiros. “Nós buscamos as parcerias com empreendimentos aqui na cidade, simbolizando também a união de esforços. A proposta é que os visitantes saiam da Steinberg encantados com o que Sapiranga pode oferecer”, comenta Julia.

A inauguração do espaço será no dia 9, mas o horário de atendimento habitual será de sexta até domingo. Nos horários de 17h às 22h30 (sextas) e 8h às 22h30 (sábados e domingos). O espaço fica na subida do Morro Ferrabraz, Estrada Emília José da Silva, nº 1501 . Com uma programação de shows no primeiro final de semana, incluindo a dupla Claus e Vanessa, os ingressos estão à venda em www.steinbergecovillage.com.br

Siga nas redes sociais @‌steinbergecovillage.


Texto: Cláudia Silva

Imagem: Divulgação 

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-01 at 14.54.38

Campanha do agasalho 2025 continua arrecadando doações

  • 03/07/2025
5

Esculturas em argila celebram o gaúcho no Centro de Cultura

  • 03/07/2025
card curso gestantes 2 CARD (1)

Curso de Gestantes aborda transformações do corpo e preparação para o parto

  • 02/07/2025
Secretaria de Saúde realiza vacinação contra gripe em empresas sapiranguenses (crédito Bruna Bernardo)

Secretaria de Saúde realiza vacinação contra gripe em empresas sapiranguenses

  • 02/07/2025
20250626_191549

Professores participam do seminário final da formação da LEEI

  • 30/06/2025

Perguntas Frequentes