Chama a Rosa 👋
`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Projeto de capacitação 'Mãos Salvadoras', do Samu de Sapiranga, promove cursos gratuitos de primeiros socorros
O projeto já está chegando em 100 treinamentos desde o início, em diversos locais como escolas, creches, empresas e também para a população em geral.
  • 10 de outubro de 2022
  • 17:38

Compartilhe:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sapiranga é responsável pelo Projeto de capacitação Mãos Salvadoras, uma iniciativa de voluntários do Samu, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que existe desde setembro de 2021, com o objetivo de reduzir as mortes por PCR, ou seja parada cardiorrespiratória, fora do ambiente hospitalar, além de disseminar conhecimento sobre primeiros socorros.

A capacitação é um trabalho voluntário e o curso, que acontece de forma gratuita, trata sobre manobras simples de primeiros socorros, como por exemplo identificar uma parada cardiorrespiratória, como solicitar a ajuda correta, Suporte Básico de Vida em adultos, crianças e lactentes, como agir em casos de obstrução de vias aéreas e etc. Uma das responsáveis pelo projeto, é a socorrista do Samu, Simone Wasem, que organiza, agenda os treinamentos e é a instrutora. Ela comenta sobre a grande procura de empresas, escolas e demais estabelecimentos. “Estamos com o cronograma bem cheio até dezembro com poucas datas disponíveis ainda”, comenta. 

O projeto já está chegando em 100 treinamentos desde o início, em diversos locais como escolas, creches, empresas e também para a população em geral. Segundo Simone, as turmas geralmente são em torno de 30 pessoas. “Acho muito importante as pessoas buscarem aprender manobras simples de primeiros socorros, porque ninguém de nós está livre de passar por uma situação de emergência. Fazendo a capacitação, a pessoa saberá o que fazer e chamar o serviço certo”, finaliza.

Para solicitar a capacitação, interessados podem entrar em contato através do telefone (51) 99767-3478 e verificar a disponibilidade.


Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Marina Staudt | Departamento de Comunicação

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2026-09-21 at 15.27.48

Ônibus do Hemocentro estará em Sapiranga dia 3 de outubro

  • 23/09/2026
Femint dia 1

Semana é de Femint e Femaee na rede municipal

  • 23/09/2026
idosa feed

Outubro começa com Baile do Dia da Pessoa Idosa

  • 23/09/2026
DSC09231

Casa Johann Schmidt é entregue à comunidade após restauro

  • 22/09/2026
_MG_7084 - Copia

Villa Paiva recebe Copa RS e encontro dos ‘Dinossauros’ no final de semana

  • 22/09/2026

Perguntas Frequentes