`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Semape orienta sobre resgate de filhotes de pássaros
Ocorrências são comuns nesta época do ano
  • 4 de dezembro de 2024
  • 11:00

Compartilhe:

Encontrar um passarinho caído do ninho pode ser uma situação que desperta um impulso natural de ajudar, especialmente quando o filhote parece estar em dificuldades. No entanto, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) orienta que o cuidado adequado pode fazer a diferença entre a sobrevivência do animal e o agravamento da sua situação.
Durante a Primavera, é comum encontrar passarinhos fora do ninho, já que é o período de reprodução das aves e os filhotes começam a explorar o ambiente e tentar seus primeiros voos. A cena também pode ser frequente após uma chuva intensa ou uma forte rajada de vento. Veja algumas dicas de cuidados, ao se deparar com essa situação:

  1. Avalie a situação
    O primeiro passo ao encontrar um passarinho caído é avaliar se ele realmente precisa de ajuda. Alguns filhotes, especialmente aqueles com plumagem completa, já são capazes de sair do ninho para aprender a voar. Caso o passarinho esteja aparentemente saudável e tentando se mover ou voar, é possível que ele não precise de intervenção, apenas de um pouco de tempo e vigilância, pois, provavelmente, os pais estarão auxiliando o filhote.

  2. Verifique a idade do passarinho
    Se o passarinho estiver com pouca plumagem e se comportando de maneira frágil, é mais provável que ele seja um filhote em estágio inicial, o que requer mais cuidado. Se tiver penas, mas ainda não for capaz de voar bem, pode ser um passarinho em treinamento (em fase de aprendizado). Isso pode indicar que ele caiu do ninho e está em uma fase natural de desenvolvimento.

  3. Devolva-o ao ninho, se possível
    Se o filhote ainda tiver poucas penas e parecer estar em risco, tente encontrar o ninho. Se for seguro alcançá-lo, coloque o passarinho de volta nele. Não se preocupe em ser “identificado” pelo pássaro como uma ameaça devido ao seu cheiro, pois a maioria das aves não consegue detectar o cheiro de seres humanos, e a possibilidade de rejeição é muito baixa. Certifique-se de que o filhote esteja confortável e seguro antes de se afastar.

  4. Se o ninho não estiver ao alcance ou não for encontrado
    Se o ninho original não puder ser encontrado ou alcançado, improvise um ninho com uma caixa ou pote forrado com papel toalha ou tecido macio. Fixe-o em uma árvore próxima ao local onde o filhote foi encontrado. Se o ninho não for encontrado, a opção é deixar o ninho improvisado próximo ao local onde ele encontrado, afastado de predadores.
    Observe à distância para ver se os pais retornam.

  5. Contate a Semape
    Se o passarinho estiver machucado, com sinais de ferimentos é necessário procurar a SEMAPE para que o animal receba os cuidados necessários para sua reabilitação.


Prevenção:

Para evitar situações em que os filhotes caem do ninho, é possível tomar algumas atitudes preventivas. Manter árvores e arbustos bem cuidados e evitar poda excessiva pode ajudar a preservar os ninhos de pássaros em áreas residenciais. No entanto, se você encontrar um filhote caído, lembre-se de que o mais importante é agir com responsabilidade, empatia e buscar a ajuda profissional quando necessário.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-05-05 at 18.30.47

Campanha do Agasalho 2025 inicia na próxima semana

  • 10/05/2025
b7c43be3-dd36-49f2-938d-adc084071c50

Sapiranga abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025 categorias Quarentão e Cinquentão

  • 09/05/2025
IMG_5285

Balé Origens promove 1º Festival de Danças Folclóricas e Populares

  • 09/05/2025
IMG_4595

Estudantes embarcam em uma viagem cultural na quinta edição da Feira de Países

  • 08/05/2025
20250506_160422

Campanha do Maio Amarelo é realizada em Sapiranga

  • 08/05/2025

Perguntas Frequentes