A Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto e do Museu Municipal Adolfo Evaldo Lindenmeyer, acaba de lançar uma série de documentários sobre a história de Sapiranga através da visão de quem a vivenciou. Os oito audiovisuais serão publicados semanalmente no canal da Prefeitura de Sapiranga no YouTube. O primeiro episódio já está no ar e narra a emancipação do Município sob o olhar do ex-prefeito Remi Zimmer e ex-vice-prefeito Remy Dresch (1977 a 1983).
“Os documentários mostram registros de memórias produzidos por diversas pessoas da comunidade. Através dessas narrativas podemos conhecer mais sobre o passado da nossa cidade e aprender sobre a importância de se guardar as memórias que dão identidade a nossa comunidade. As narrativas apresentadas nessa série são uma ótima oportunidade para se aprender um pouco mais sobre a história de Sapiranga e sobre a riqueza e a pluralidade que constituem o passado da cidade das Rosas”, comentou o diretor de Patrimônio Histórico e diretor dos museus Adolfo Evaldo Lindenmeyer e Casa do Imigrante, Daniel Gevehr, que é organizador do conteúdo.
A série documental intitulada ‘Contando Histórias de Sapiranga: Registros de Memórias da Comunidade’ ainda conta com as narrativas de Ethevaldo Arthur Konrath, falando sobre Economia e Empreendedorismo; Magali Beatriz Saueressig Fleck, Selita Espig, Carlos Henrique Deberofski, Waldir Deberofski e Walir Deberofski Käfer sobre Agricultura; Maria de Fátima Rodrigues de Lemos, Carla Jaqueline Schneider, Doris Rejane Fernandes, Carla Rosela Herrmann e Ana Carla Grosse sobre Solidariedade; João Carlos Marcelino sobre Etnia; Theresinha Cristina Martin Weis sobre Eventos, Anabela Santos Henz, José Jorge Dotta, Liane Reichert Klein, Neusa Gracionete Seimetz e Veridiana dos Santos sobre Educação; Ana Cristina Balardim, José Inácio Rosa e Rosa, José Pinto Rodrigues e Mirco Coronetti sobre Saúde.
As entrevistas foram feitas pela professora Marli Terezinha da Silva Loss, com filmagem e edição de Felipe Silva Rodrigo.
Texto: Bruna de Bem