`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Startup Teens premia quatro projetos de escolas do município
Ao total, foram 14 apresentações de alunos da rede pública de Sapiranga.
  • 7 de abril de 2025
  • 16:00

Compartilhe:

Na última sexta-feira, 4, os alunos participantes do Startup Teens apresentaram o pitch final de seus projetos. O momento aconteceu na arena do Fly.Hub na presença das 14 escolas de Sapiranga que participaram das atividades do programa, avaliadores, representantes da Universidade Feevale e Feevale Techpark e a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

Com o objetivo de introduzir os conceitos de inovação desde o Ensino Fundamental, os alunos de 9º ano participaram durante todo o mês de março de encontros com atividades educativas sobre design thinking, validação de ideias e MVP (Produto Mínimo Viável). Além disso, os estudantes tiveram momentos de mentoria com professores do Feevale Techpark. “Assistir todas essas ideias saindo de grupos formados por nossos alunos nos enche de orgulho. São projetos como este que podem nos mostrar, as vezes, um futuro inventor ou empreendedor saindo das nossas escolas. Incentivar a inovação é pensar no futuro e na educação como ferramenta de transformação”, destacou a secretária de Educação, Cláudia Kichler.

Os projetos apresentados tinham temas diversos, como brechó online, rastreador de trajetos, contratação de serviços, revitalização de espaços, entre outros. Os alunos das escolas CME Érico Veríssimo, Emef 1º de Maio, Emef La Salle e Emef Rubaldo Emilio Saenger foram os quatro vencedores do desafio com as ideias FlowClean, Agenda Teen, Im Safe e Grana Verde, respectivamente. Os jovens receberam troféus e, posteriormente, terão a oportunidade de visitar os laboratórios do Feevale Techpark e da Universidade Feevale. O projeto destaque, FlowClean, sugere a criação de uma grade específica com material resistente e de baixo custo para evitar que bueiros recebam lixo carregado pelas chuvas, evitando entupimento e os alagamentos.

O Startup Teens é um programa da Diretoria de Inovação da Universidade Feevale que busca incentivar o espírito empreendedor nos adolescentes. Nesta edição, participaram as escolas: CME Érico Veríssimo, CME Ayrton Senna e CME Dr. Gomes Pereira, Emef 1º de Maio, Emef São Carlos, Emef La Salle, Emef Rubaldo Emilio Saenger, Emef Floresta, Emef 28 de Fevereiro, Emef Waldemar Carlos Jaeger, Emef Anita Lydia Wingert, Emef Maria Ruth Raymundo, Emef Pastor Rodolfo Saenger e Emef Maria Emília de Paula.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2022-03-26 at 11.14.19 (1)

Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2026

  • 14/01/2026
Powerlifting - print (3)

Palácio dos Esportes recebe competição de powerlifting no sábado

  • 13/01/2026
Há Vagas Sine - banner - 700x900

92 vagas de emprego disponíveis no Sine de Sapiranga

  • 12/01/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1

Descarte de galhos e entulhos: bairros Oeste e Quatro Colônias

  • 10/01/2026
Vacina VSR_051225 - carrossel (1) (1)

Saúde reitera importância da vacina contra bronquiolite para gestantes

  • 09/01/2026

Perguntas Frequentes