Nos dias 11 e 12 de junho, ocorreu a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um espaço de reflexão e construção coletiva para fortalecer as políticas públicas de desenvolvimento social no município. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu gestores, servidores, entidades, conselheiros, usuários e profissionais da área para discutir propostas que visam melhorar os serviços de assistência social até a próxima conferência, em 2027. O evento ocorreu na sede da Associação de Trabalhadores Aposentados e Pensionistas, no bairro Centenário
Pela manhã do primeiro dia, a solenidade de abertura foi marcada por uma emocionante apresentação artística de dança com integrantes da APAE de Sapiranga, seguida da composição da mesa, que contou com o secretário de Assistência Social Gilberto Goetert, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Natália Rejane Deuner, o assessor Geral de Governo Flademir Moreira Cardoso (representando a prefeita Carina Nath) e a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social Isolete Bacca. A programação foi seguida ainda pela palestra de Isolete Bacca, que destacou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sua trajetória, conquistas e os desafios para garantir proteção social com equidade.
No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater os cinco eixos propostos: Universalização do SUAS – Acesso integral com equidade e respeito às diversidades; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – Fortalecimento da proteção social e inclusão; Gestão Democrática e Comunicação Transparente – Participação social no SUAS; e Sustentabilidade Financeira e Equidade no Co-financiamento.
No segundo dia, as propostas elaboradas nos grupos foram deliberadas, e foram escolhidos os delegados que representarão Sapiranga na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social. São eles:
Poliana Gabriela da Silva Rosa (representante governamental, titular)
Aline de Vargas (representante governamental, titular)
Rudineias Lemos dos Santos (representante governamental, suplente)
Vera Regina Vaz de Morais (representante governamental, suplente)
Oneide dos Santos (representante da sociedade civil, titular)
Liane Marilene Guntchnigg (representante da sociedade civil, titular)
Tanea Lucas da Silva (representante da sociedade civil, suplente)
Gisele de Lima Osório (representante da sociedade civil, suplente)
A conferência foi um momento fundamental para avaliar o que funciona e o que precisa ser aprimorado na assistência social, sempre com foco no atendimento digno e eficaz aos usuários. “Parar para refletir sobre nossas políticas é essencial para avançar. As sugestões levantadas aqui serão encaminhadas aos poderes municipal, estadual e federal, garantindo que as vozes daqueles que usam esses serviços sejam ouvidas”, destacou Vanice Brandeburg, servidora da Assistência Social de Sapiranga.
Texto e foto: Bruna Bernardo