`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Famílias desalojadas retornam pra casa após período de chuvas
Defesa Civil acionou o plano de contingência durante alerta meteorológico
  • 24 de junho de 2025
  • 16:41

Compartilhe:

A segunda quinzena do mês de junho começou com todo o RS em alerta para as fortes chuvas. A virada do outono para o inverno foi marcada por chuvas intensas que causaram transtorno em várias cidades. Em Sapiranga, a situação esteve controlada e teve a coordenação da Defesa Civil Municipal em conjunto com as demais secretarias.

As precipitações intensificaram a correnteza nos arroios da área rural, provocando o bloqueio de pontes. Nas proximidades do Rio dos Sinos, o volume de água trazida ao leito ao longo de toda a bacia causou alagamento de áreas ribeirinhas, banhadas por arroios menores. Linha do tempo:

17/06/2025 – Defesa Civil Municipal inicia a organização junto com as demais secretarias para atendimentos em caso de emergência, em atenção aos alertas emitidos pela Defesa Civil Estadual e centros meteorológicos.

18/06/2025 – Forte correnteza nos arroios da Picada Verão, Picada Schneider e Picada São Jacó, ocasionando a interdição de pontes rurais. Sala de Situação da Defesa Civil reúne os responsáveis por cada etapa de atendimento para alinhamento de demandas.

19/06/2025 – Todas as pontes previamente interditadas foram liberadas para o tráfego, após os trabalhos emergenciais realizados pela Secretaria de Obras, que concluiu os serviços de desassoreamento e limpeza das cabeceiras das pontes. Família de 9 integrantes, moradores do Passo da Cruz é transferida para o abrigo emergencial no ginásio do CME Dr. Décio Gomes Pereira, uma ação conjunta da Secretaria de Assistência Social e de Educação.

20/06/2025 – Pela manhã, a precipitação não apresentou motivos para alertas significativos, no entanto, o acúmulo de chuvas favoreceu as cheias de rios tributários que deságuam no Rio dos Sinos auxiliando para que houvesse o aumento do nível ocorrendo inundações em zonas ripárias deixando áreas rurais alagadas, tanto em vias públicas, quanto em moradias ribeirinhas (região do Porto Palmeira e Passo da Cruz). Secretaria de Saúde visita o abrigo emergencial prestando auxílio às famílias, na sexta-feira estão no local 13 adultos, 2 crianças e 2 bebês de colo. A alimentação e produtos de higiene foram fornecidos pela Assistência Social e também por ações de voluntários.

21/06/2025- Pela manhã rua Presidente Kennedy com o nível de inundação elevado nas áreas ribeirinhas do Rio do Sinos e o Porto Palmeira, estabilizando e posteriormente recuando no período da tarde. Ainda bloqueado o trânsito de veículos de passeio, somente possível de embarcações no treco da rua Presidente Kennedy no Passo da Cruz e na estrada da Prainha Dourada.

22/06/2025 – Áreas afetadas pela cheia do Rio dos Sinos ocasionado pelas pancadas de chuvas dos dias anteriores, tiveram uma redução de volume da água acumulada. Parte do dia foi de tempo relativamente seco com queda de temperatura, ao final da tarde houve períodos de pequenas precipitações já previsto pelo controle meteorológico da Defesa Civil, em parceria com o Cemaden- POA

23/06/2025 – Estrada da Prainha Dourada teve uma diminuição do volume de água acentuado facilitando o acesso até certo ponto do trajeto. Já na rua Presidente Kennedy teve um aumento do volume de água ocasionado pelas fortes rajadas de vento na região, dificultando o acesso local.

24/06/2025 – Pontos de bloqueio liberados, com a diminuição do nível de água já na parte da manhã. Na parte da tarde as famílias puderam deixar o abrigo emergencial e voltar para as suas casas.

A partir desta quarta-feira, com a estabilidade do tempo a Defesa Civil mantém o monitoramento constante do clima através do apoio do Cemadec Porto Alegre. “Agora entramos na fase do restabelecimento, entretanto, continuamos ainda com a parte de assistência às pessoas atingidas diretamente pelos alagamentos ou afetadas em razão disso. A condição climática denota uma normalidade então, fora a questão do frio, não há previsão de chuvas intensas para o período, não preponderante a manutenção dessa condição de alerta”, informa o secretário de Segurança Pública e Mobilidade e responsável pela Defesa Civil, Caetano de Souza. Sobre a ação conjunta e a intensificação dos trabalhos quando sob alerta, o secretário destaca a importância de uma ação organizada. “Após sete dias de efetivo trabalho conjunto com todas as secretarias do município e apoio de órgãos externos, quando através da coordenadoria municipal de defesa civil, ativamos o plano de contingência e estruturamos a sala de situação para monitoramento e acompanhamento da evolução das condições climáticas e assistência as famílias desabrigadas, hoje podemos dizer que a situação está bem mais tranquila, de normalidade e o foco é o de restabelecimento das condições ideais para os moradores da região” reforça.

Texto: Cláudia Silva 
Fotos: Cláudia Silva/Defesa Civil

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_3327

Últimos dias para garantir vaga na Educação Infantil

  • 25/06/2025
default

Começa a segunda fase do Programa Ilumina Sapiranga

  • 25/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-25 at 10.52.11

Smed participa de debate sobre Planos Decenais de Educação em encontro regional

  • 25/06/2025
LIP01956

Faltam 50 dias para o Sapiranga Summit 2025

  • 25/06/2025
Serviço Militar_Servir_Alistamento_240625 - últimos dias - feed

Últimos dias para alistamento militar de nascidos em 2007

  • 24/06/2025

Perguntas Frequentes