`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa debate avanços e desafios
Evento, que ocorreu ontem no Centro de Cultura, contou com a participação de grupos de convivência da terceira idade
  • 26 de junho de 2025
  • 14:38

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) promoveu, na quarta-feira (25), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento ocorreu no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck e reuniu grupos de convivência da terceira idade e a comunidade sapiranguense, com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: Urgência por equidade, direitos e participação”.

Durante a conferência, foram discutidos cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Além dos debates, a conferência elegeu os delegados que representarão Sapiranga na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para os dias 7, 8 e 9 de outubro, em Porto Alegre. São eles:

  • Tobias Utptmoor Pauly (representante governamental, titular)
  • Rosângela Costa da Cruz (representante governamental, titular)
  • Maria Carolina Ostermann (representante governamental, suplente)
  • Ana Carolina Mello de Moura (representante governamental, suplente)
  • Tereza da Silva (representante da sociedade civil, titular)
  • Geni Pires (representante da sociedade civil, titular)
  • Glaci Marlene Padilha (representante da sociedade civil, suplente)
  • Rosângela Frohlich (representante da sociedade civil, suplente)

 

Texto: Bruna Bernardo | Foto: Cláudia Silva

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2026-06-09 at 15.55.32

Meio Ambiente em foco nas escolas municipais

  • 15/06/2026
Design sem nome (15)

Curso gratuito de pilotagem de drone com inscrições abertas até 23 de junho

  • 15/06/2026
WhatsApp Image 2026-06-12 at 17.39.40

Descarte de galhos e entulhos: bairro Sete de Setembro

  • 13/06/2026
VIGILANCIA SANITÁRIA - Inspeção segurança alimentar - 2026

Selos de inspeção da Secretaria de Agricultura ajudam a garantir alimentos mais seguros

  • 12/06/2026
foto chiquinho

‘Aquece’ para a Feira do Livro movimenta alunos da rede municipal

  • 12/06/2026

Perguntas Frequentes