`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Fogo Simbólico da Pátria chega a Sapiranga
Cerimônia marca o início das celebrações de 7 de Setembr
  • 19 de agosto de 2025
  • 19:28

Compartilhe:

A centelha que simboliza o patriotismo e a coragem do povo brasileiro chegou ao município no final da tarde desta terça-feira,19. Pelas mãos dos membros Liga Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, a chama veio de Campo Bom e acendeu a pira na sede do Corpo de Bombeiros. A cerimônia simboliza o início dos preparativos para a Semana da Pátria e é uma tradição iniciada em 1937, essa é a 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria .

Alunos da Emeb Pastor Rodolfo Saenger receberam uma tocha levando o fogo em revezamento por cerca de 600 metros até a pira. No local, a banda marcial e grupo de dança, da Emeb Dr. Décio Gomes Pereira, fizeram uma apresentação. Em seguida a secretária Cláudia Kichler falou aos presentes. “Ao chegar até nós, o fogo simbólico renova o convite para refletirmos sobre o verdadeiro sentido do patriotismo, não se trata apenas de amar a bandeira ou de entoar o hino, mas de cultivar valores como solidariedade, respeito, coragem e responsabilidade”, disse. No ato estiveram presentes demais autoridades e equipes diretivas representando cada escola da rede municipal de educação. O vice-prefeito Caleb Santos, junto com um aluno, fez o acendimento da pira, marcando a abertura das celebrações para a Semana da Pátria.

No dia 1º de setembro o Fogo Simbólico será transferido para a frente da Prefeitura de Sapiranga onde acontecem as Horas Cívicas oficias durante a Semana da Pátria. As cerimônias ocorrem de segunda a sexta-feira às 8h e às 16h, sempre com a participação de alguma escola dos arredores. As atividades culminam no Desfile Cívico que acontece no dia 7 de setembro, na Av. João Corrêa.

Texto e foto: Cláudia Silva 

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

CONVITE Lançamento do Livro História e memória de Sapiranga CARD

Livro sobre a história de Sapiranga será lançado nesta quinta-feira, 18

  • 16/12/2025
Vacina HPV_campanha 15 aos 19 anos - mulher - últimos dias - feed

Últimos dias para jovens de 15 a 19 anos vacinarem contra HPV

  • 16/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-15 at 18.37.31

NUMESC promove capacitação sobre atendimento humanizado nas unidades de saúde

  • 15/12/2025
SAPIRANGA PREMIA sorteio especial NATAL 2025 3a

Confira os sorteados do #SapirangaPremia Especial de Natal

  • 15/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-15 at 10.01.39 (2)

PIM promove festa de Natal para cerca de 200 pessoas

  • 15/12/2025

Perguntas Frequentes