`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Unidades de saúde passam a oferecer próteses dentárias
  • 21 de outubro de 2025
  • 12:03

Compartilhe:

A partir de outubro, as unidades de saúde passam a contar com um novo serviço gratuito: a oferta de próteses dentárias totais e parciais. A iniciativa, que beneficia pacientes que perderam todos ou alguns dentes, vai garantir cerca de 50 próteses dentárias por mês, número que poderá aumentar conforme a demanda.

A dentista Daiane Patsche, que atua há 13 anos na UBS João Goulart e responsável técnica pela área de odontologia no município, é uma das profissionais envolvidas com a iniciativa. “A oferta de próteses dentárias é muito importante para a população, porque muitos pacientes concluíam os tratamentos clínicos, como extrações por exemplo, e depois não tinham condições de colocar prótese dentária. A prótese não é só estética porque ela devolve, além da autoestima, a função de mastigação. Ou seja, mais qualidade de vida para o paciente”, destaca Daiane.

Para ter acesso ao serviço, o paciente deve retirar uma ficha na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A partir disso, será feita uma avaliação clínica, em que o dentista analisa o que precisa ser realizado, como restaurações, extrações, limpezas, tratamento de canal e outros procedimentos. Quando todas as etapas clínicas estiverem concluídas, o paciente é encaminhado, então, para a confecção da prótese dentária, que representa a fase final do processo de reabilitação.

Os tipos de prótese oferecidos são a total, popularmente conhecida como “chapa”, destinada a quem perdeu todos os dentes, e a PPR (Prótese Parcial Removível), ou “ponte”, indicada para pacientes que perderam apenas um ou alguns dentes. Os primeiros pacientes já foram encaminhados para fazer os moldes, e o prazo médio para a entrega da prótese é de aproximadamente um mês a partir da conclusão da parte clínica.

Para Daiane, o serviço representa um avanço na saúde bucal da população sapiranguense. “Quando um paciente volta a sorrir com confiança e consegue mastigar melhor, isso reflete em toda a sua saúde física e emocional. Estamos falando de dignidade e de bem-estar”, afirma.

Texto e foto: Bruna Bernardo

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

Seleção de Atletas - 100326 - feed.jpg (1)

Atletas de Sapiranga podem se inscrever em programa de incentivo

  • 10/03/2026
Há Vagas Sine - banner - 700x900

112 vagas de emprego disponíveis no Sine de Sapiranga

  • 09/03/2026
Carossel---feed---padrão-10-posts_01.jpg

Está chegando o 2º Saint Patrick’s Day Sapiranga

  • 07/03/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1 cópia 3.jpg

Descarte de galhos e entulhos: bairros Bairro Amaral Ribeiro (2) e Horizonte

  • 07/03/2026
Saint Patrick day - 2026_190226 - chamanento - feed.jpg

Chamamento público para comércio no Saint Patrick’s Day

  • 06/03/2026

Perguntas Frequentes