Chama a Rosa 👋
`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Escolas recebem premiação do Desafio SAERS 2025
Reconhecimento ocorre pelo desempenho e evolução na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul
  • 30 de setembro de 2026
  • 18:20

Compartilhe:

As secretarias municipais de Educação e de Administração Fazendária promoveram o Desafio SAERS, iniciativa que reconhece as escolas municipais de Sapiranga que se destacaram pelo melhor desempenho e pela maior evolução na realização do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). Considerando o resultado de 2025 foram premiadas as Emebs Pastor Rodolfo Saenger (melhor desempenho) e Maria Ruth Raymundo (maior evolução). A entrega simbólica da premiação aconteceu na tarde de terça-feira, 29.

O SAERS é a avaliação oficial do Estado do Rio Grande do Sul e tem como objetivo medir o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, no 2º, 5º e 9ª ano Ensino Fundamental. Os resultados obtidos contribuem para o acompanhamento da aprendizagem e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas na área da educação. Além da dimensão pedagógica, a participação dos estudantes e os resultados alcançados no SAERS também têm reflexos na composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM). O indicador é utilizado para definir a parcela de cada município na distribuição da arrecadação do ICMS, incluindo critérios relacionados à educação. “Ou seja, o desempenho dos estudantes no SAERS é mais do que um indicador da qualidade da nossa educação, mas também contribui para o desempenho de Sapiranga no IPM, com impacto na receita municipal do ICMS”, destaca o secretário de Administração Fazendária, Pedro Washburger.

O Desafio Saers também premiou, ainda no final de 2025, as turmas de tiveram 100% de presença na realização da prova. Entre os alunos destas turmas, foram sorteados bicicletas, tablets, notebooks, videogame e kits escolares, respeitando critérios conforme cada etapa escolar. A premiação das escolas que apresentaram melhor desempenho e maior evolução foi de R$ 10 mil para cada uma. A entrega do cheque simbólico e da placa de homenagem foi feita de surpresa nas escolas, pela prefeita Carina Nath, acompanhada de membros do grupo de Educação Fiscal Municipal, do secretário Pedro Washburger e pela secretária de Educação, Deisi Pzenicka. “Fizemos questão de trazer esse reconhecimento pessoalmente até a escola e também mostrar para os alunos que neste ano farão a prova, a importância da participação deles no SAERS”, pontuou a secretária.

As datas exatas de aplicação das provas do Saers 2026, ainda não foram divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mas as etapas estão previstas para os meses de novembro e dezembro.

|

Últimas notícias

Seleção de Estágiários_2026 - 300926 - feed.jpg

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura de Sapiranga

  • 01/10/2026
liga dengue-27

Concurso Artístico Liga Antidengue premia estudantes de 14 escolas municipais

  • 30/09/2026
Femint Femaee 2026 (4)

Femint e Femaee premiam projetos em destaque

  • 28/09/2026
plenário da câmara - arquivo câmara

Audiência pública da LDO e LOA é na próxima quarta-feira

  • 28/09/2026
WhatsApp Image 2026-09-27 at 12.38.31 (1)

Começa preparação das candidatas à Corte das Rosas

  • 27/09/2026

Perguntas Frequentes