`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sistema de gestão e segurança em ecoturismo conclui primeira fase
Empreendimentos participantes já fizeram melhorias através de consultoria
  • 13 de dezembro de 2024
  • 17:03

Compartilhe:

A implantação do Sistema de Gestão e Segurança nas empresas que trabalham com o Ecoturismo, ou Turismo de Aventura em Sapiranga, encerrou a sua primeira fase. No início deste mês, uma série de visitas técnicas foi realizada e um relatório deve finalizar a primeira etapa do “Aventura Segura em Sapiranga”, que é momento da adequação estrutural e implantação de rotinas. O objetivo principal é estabelecer o atendimento das conformidades previstas pela Norma ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto com o Sebrae RS e a Atitude Ecologia e Turismo, empresa da Serra que realiza a consultoria no tema. Cinco empreendimentos de Sapiranga participam do projeto, são eles: Sítio das Águas Dotta, Camping da Família Deberofski, Camping do Waldomiro, Reserva Ecológica da Picada Verão e Steinberg EcoVillage. A maioria dos espaços já conseguiu cumprir o cronograma inicial de adequações dos espaços, melhorias na segurança e qualificação da equipe de colaboradores, entre outras medidas. “A gestão de segurança é um trabalho minucioso e a longo prazo. Não se trata de considerar, apenas, o fluxo das centenas ou milhares de pessoas no espaço, e sim de considerar a garantia da segurança de forma individual, do turista/visitante que estará no seu estabelecimento. A pessoa precisa entrar, aproveitar e sair do local, com a melhor experiência e em segurança total”, destaca Evandro Schütz, que presta a consultoria através da empresa Atitude.

Nos próximos passos acontece o acompanhamento das ações já implantadas e também a possibilidade de novas medidas. “Estaremos nos reunindo com o Sebrae para estender a consultoria para 2025. Este é um trabalho que precisa ter continuidade e, quando possível, de ampliação. Por exemplo, na capacitação das equipes para receber turistas estrangeiros, que é um dos nossos objetivos. O potencial turístico do Ferrabraz e do entorno é uma fonte preciosa de renda e desenvolvimento para o nosso município”, destaca a secretária de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen. No início do ano as empresas envolvidas receberão um certificado de participação e conclusão da primeira etapa do projeto.

A iniciativa “Aventura Segura em Sapiranga’, mesmo antes da implantação completa, foi reconhecida pelo prêmio Boas Práticas na Gestão Pública, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O projeto ficou em segundo lugar na categoria Turismo.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

|

Últimas notícias

1f67bbca-a434-49dc-9bb5-a4f38b179e34

Abastecimento de água deve ser normalizado durante o domingo

  • 18/01/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa_1-01 (1)

Descarte de galhos e entulhos: bairro Oeste (parte II)

  • 17/01/2026
WhatsApp Image 2026-01-16 at 17.01.33

Sexta-feira é de mobilização de equipes após temporal em Sapiranga

  • 16/01/2026
sapiranga premia 2026 9 lima 2 feed

Temporada 2026 do #Sapiranga Premia vai distribuir R$115 mil

  • 15/01/2026
WhatsApp Image 2022-03-26 at 11.14.19 (1)

Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2026

  • 14/01/2026

Perguntas Frequentes