`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga será sede da expansão regional da Chama Crioula
Na Semana Farroupilha de Sapiranga, programada para ocorrer de 9 à 20 de setembro, no Parcão
  • 30 de maio de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, recebeu na última semana em seu gabinete a visita do coordenador regional da 30ª Região Tradicionalista (RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), Carlos Alberto Moser, e do diretor de cavalgadas, Cesar Luis Barbosa, que trouxeram uma novidade para o Município. Em 2018, Sapiranga será sede da expansão regional da Chama Crioula para 12 municípios que compõe a base territorial da RT (Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Morro Reuter e Santa Maria do Herval). A distribuição da chama crioula marca o início dos festejos farroupilhas. Em nível de Estado, a chama será gerada e distribuída na cidade de Iraí. Também participaram do encontro os integrantes da Comissão de Organização de Eventos da Prefeitura, Taísse Nascimento e Augusto Arend.

O acendimento da chama crioula é hoje um dos importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da Pira da Pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha de Sapiranga está programada para ocorrer de 9 à 20 de setembro, no Parque Municipal do Imigrante. No dia 9 ocorrerá a abertura oficial com a Chama Crioula.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

card inscrições ginástica artística 2026 sem qr code

Pais precisam realizar rematrículas para o projeto de Ginástica Artística

  • 18/03/2026
WhatsApp Image 2026-03-17 at 11.04.33 (2)

Inscrições abertas para o Programa Bombeiro Mirim 2026 em Sapiranga

  • 18/03/2026
PNAB - Carrossel - editais - 27-26-25-24_2026_carrossel (1).jpg

Editais de fomento à cultura da PNAB em aberto

  • 17/03/2026
LIP00050

Feiras do Agricultor e Orgânicos em novo local a partir dessa semana

  • 17/03/2026
Páscoa das Rosas 2026 - chamamento_Feed cópia 6.jpg (1)

Chamamento Público para comércio na Páscoa das Rosas

  • 16/03/2026

Perguntas Frequentes