`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga será sede da expansão regional da Chama Crioula
Na Semana Farroupilha de Sapiranga, programada para ocorrer de 9 à 20 de setembro, no Parcão
  • 30 de maio de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, recebeu na última semana em seu gabinete a visita do coordenador regional da 30ª Região Tradicionalista (RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), Carlos Alberto Moser, e do diretor de cavalgadas, Cesar Luis Barbosa, que trouxeram uma novidade para o Município. Em 2018, Sapiranga será sede da expansão regional da Chama Crioula para 12 municípios que compõe a base territorial da RT (Nova Hartz, Araricá, Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Morro Reuter e Santa Maria do Herval). A distribuição da chama crioula marca o início dos festejos farroupilhas. Em nível de Estado, a chama será gerada e distribuída na cidade de Iraí. Também participaram do encontro os integrantes da Comissão de Organização de Eventos da Prefeitura, Taísse Nascimento e Augusto Arend.

O acendimento da chama crioula é hoje um dos importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947, quando um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da Pira da Pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos usos e costumes gaúchos que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha de Sapiranga está programada para ocorrer de 9 à 20 de setembro, no Parque Municipal do Imigrante. No dia 9 ocorrerá a abertura oficial com a Chama Crioula.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_6514

Formação para professores do AEE apresenta novos materiais

  • 24/10/2025
WhatsApp Image 2025-10-24 at 17.15.57

Prazo para pedir CPF na nota e garantir desconto no IPVA 2026 termina em 31 de outubro

  • 24/10/2025
formato capa sympla

Inovação, liderança e conexões: confira a programação completa do Sapiranga Talk Experience 2025

  • 23/10/2025
WhatsApp Image 2025-10-23 at 12.37.28

Primeira formatura dos cursos técnicos do Polo UAB de Sapiranga em parceria com o IFSul

  • 23/10/2025
IMG_1623 - Copia

Inclusão e talento brilham nos Parajogos Escolares

  • 22/10/2025

Perguntas Frequentes