Fotos: Departamento de Comunicação
Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação
Com o objetivo de prevenir e combater a ação do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, o Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde visitará os pátios das casas até dia 27 de agosto. A ação iniciou nesta segunda-feira, 16.
Os agentes estarão uniformizados e acessarão apenas os pátios para realizar o LIRA – Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti. O levantamento é importante para que se entenda a distribuição do mosquito, facilitando o controle e a delimitação de áreas de risco.
PREVINA-SE
A primeira e mais importante ação no combate ao mosquito Aedes aegypti, que carrega as preocupações com dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela, é evitar ambientes em que as larvas do inseto possam proliferar. Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são ações fundamentais e contribuem para evitar a disseminação dos vírus transmissores das doenças.