`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Sapiranga adota sistema binário de trânsito no Centro
Medida já é válida em alguns pontos a partir desta segunda-feira, 31
  • 28 de julho de 2023
  • 13:57

Compartilhe:

Após estudos e análises técnicas, o trânsito em algumas vias da área central da cidade vai adotar o sistema binário. O método é uma alternativa que visa solucionar alguns dos problemas de mobilidade urbana, principalmente em cidades que tiveram um aumento expressivo de fluxo de trânsito. Na prática, o sistema binário de trânsito transforma ruas ou avenidas paralelas de mão dupla, em vias de sentido único, com o objetivo de melhorar o fluxo e tornar a via mais rápida com mais segurança.  

O primeiro passo para essa mudança acontece já na próxima segunda-feira, dia 31 de julho. A rua Vitor Hugo passa a ter sentido único, para Oeste (desde a rua Sete de Setembro na direção da rua Tiradentes). Na segunda semana de agosto, a rua  Almirante Barroso também passa a ter sentido único na mesma direção (desde a rua Cel. Genuíno Sampaio seguindo até a Sete de Setembro). E também está prevista para 7 de agosto a implantação da mão única na rua Getúlio Vargas ( no sentido leste, desde a rua Tiradentes até a Presidente Kennedy).  “Essas serão as primeiras mudanças a vigorar pois são os pontos cruciais de acesso ao Hospital Sapiranga que terá uma nova entrada de Emergência na rua Vitor Hugo. O sistema binário vai tornar o fluxo circular ao prédio, para fluir mais facilmente”, explica o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Maurício Regla. 

O sistema binário será implantado aos poucos e as demais mudanças serão feitas gradativamente, conforme as sinalizações viárias estão sendo adequadas. Veja quais serão as mudanças: 

 – A rua Sete de Setembro passa a ser mão única no sentido norte, desde a rótula na Av. Antão de Farias, até a Av. João Corrêa.
– A rua São Pedro, que já tem um trecho mão única no sentido sul, e a partir da mudança ficará toda nessa direção, desde a rua Padre Reus até a  Av. Antão de Farias. 
– A rua Victor Meireles (lateral da Rodoviária) passa a ter somente a direção norte. Partindo da Av. Antão de Farias sentido rua Almirante Barroso.  
– O mesmo acontece com a rua Ipê (na frente da Smed) passa a ter somente a direção norte. Partindo da rua Getúlio Vargas sentido rua Padre Reus. 
– O trecho da rua 28 de fevereiro que ainda era de mão dupla (entre a Padre Reus e a Getúlio Vargas) terá o fluxo apenas na direção norte, sentido Av 20 de Setembro. 
– A rua Campos Sales, onde ficam as capelas mortuárias do Centro, seguirá apenas na direção sul, sentido rua Padre Reus. 
– A rua Eça de Queirós (paralela com a Duque de Caxias) vai ter apenas o fluxo na direção sul, no sentido A. Mauá até a Travessa das Rosas; 
– No trecho da Av. João Corrêa desde a Presidente Kennedy até a rua Cel. Genuíno Sampaio, o sentido passa a ser único a leste, na direção na  Praça Getúlio Vargas. 

Uma alteração importante é que no encontro com a Sete de Setembro, as ruas Almirante Barroso e Getúlio Vargas passam a ser vias preferenciais.

Algumas mudanças aparecem na ilustração preparada pelo departamento de Trânsito. As ruas na cor verde claro passam a ser mão única, e as em verde escuro já são de mão única. Confira na galeria de imagens.

Texto e foto: Cláudia Silva 

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_5285

Balé Origens promove 1º Festival de Danças Folclóricas e Populares

  • 09/05/2025
IMG_4595

Estudantes embarcam em uma viagem cultural na quinta edição da Feira de Países

  • 08/05/2025
20250506_160422

Campanha do Maio Amarelo é realizada em Sapiranga

  • 08/05/2025
SAPIRANGA PREMIA 6 - primeiras peças 3 - CARD VENCEDORES ABRIL

Confira os sorteados de mês de abril no #SapirangaPremia

  • 08/05/2025
1

Idosos da Smas celebram Dia das Mães com piquenique recreativo

  • 07/05/2025

Perguntas Frequentes