`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
CULTURA - Prefeita faz entrega simbólica do livro A Religião de Jacobina
Ao todo, 150 livros serão entregues pela Prefeitura às escolas do Município
  • 26 de junho de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Nesta tarde segunda-feira, 26 de junho, a prefeita Corinha Molling, juntamente com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto Claudia Kichler ,recebeu em seu gabinete Ângela Gomes, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anita Lydia Wingert, representando as EMEFs do Município na entrega simbólica de 150 exemplares do livro A Religião de Jacobina (do historiador gaúcho Martin Dreher) que será distribuído às escolas do Município.

O lançamento oficial do livro A Religião de Jacobina em Sapiranga ocorrerá no dia 2 de agosto, às 19 horas, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck.

A obra busca dar uma nova visão sobre a líder popular Jacobina Maurer, acusada no final do século 19 de liderar uma seita religiosa junto às terras do Morro Ferrabraz.

O confronto entre descendentes de imigrantes alemães conhecido como a Batalha dos Mucker foi um do mais sangrentos e violentos conflitos em terras gaúchas, rendendo filmes e várias obras e discussões sobre o assunto que durante anos teve uma versão considerada oficialesca e que vem sendo revista nas últimas décadas.

O LIVRO

O autor, como ele mesmo afirma no livro, “dá vez e voz aos vencidos!”, alusão ao grupo que historicamente ficou conhecido como Mucker no confronto ocorrido há quase um século e meio junto ao Morro Ferrabraz.

O conflito entre descendentes de imigrantes alemães ficou conhecido como a Batalha dos Mucker, e a história girou em torno da líder Jacobina Maurer, que foi alvo de histórias diversas ao longo dos anos. “Quem era Jacobina Mentz Maurer?” Martin Dreher dedicou-se a essa pergunta e diz ter chegado a uma descoberta surpreendente.

O AUTOR

Martin Dreher, 71 anos, é natural de Montenegro, e graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo. Tem doutorado em História da Igreja, em Munique, Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade. De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Unisinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP04293-Aprimorado-NR

39ª Festa das Rosas de Sapiranga já tem a sua corte

  • 17/05/2025
CARD - Violências 2025

Palestra sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

  • 16/05/2025
IMG_2669

Smict viabiliza participação de seis empresas sapiranguenses no SICC

  • 16/05/2025
Plano Municipal da Primeira Infância avança com escuta às crianças (crédito Bruna Bernardo) (2)

Monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação é apresentado

  • 15/05/2025
2

Evento discute inovação e tecnologia com insights do Pós-SXSW e Web Summit Rio

  • 15/05/2025
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Perguntas Frequentes