`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Uma Festa das Rosas mais sustentável com lixo reciclado
Em dois dias de festa foram recolhidos 920 quilos de lixo, sendo que 291 quilos foram reciclados
  • 18 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Cleusa Konrath/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Cleusa Konrath-Julia Viana/Depto de Comunicação

Desde a 30.ª Festa das Rosas, em 2013, a Prefeitura de Sapiranga vem executando o plano de redução de impactos ambientais com o recolhimento do lixo e a reciclagem no Parque Municipal do Imigrante durante os dias de festa. Neste ano, na 32.ª edição da festa, somente no primeiro final de semana foram recolhidos 920 quilos de lixo (quase uma tonelada), sendo aproveitados 291 quilos, (64 de lata, 115 de papelão, 101 garrafas pet branca e dez de garrafas pet verde). A empresa Trespel Aparas de Sucatas de Sapiranga é a responsável pelo recolhimento do lixo e licenciada pelo Departamento de Meio Ambiente (DMA). “O que não é aproveitado pela empresa, tem a destinação final adequada”, informou a diretora do DMA de Sapiranga, Andréa Oberherr.
De acordo com o coordenador do Departamento de Limpeza Urbana de Sapiranga, Eduardo Freese, trabalharam na limpeza e na triagem do lixo, no primeiro final de semana de festa, 22 funcionários da área de Limpeza Urbana da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos. “Os trabalhadores foram escalados em três turnos”, informou Freese.
ÓLEO DE COZINHA
A 32.ª Festa das Rosas também tem ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Os recipientes, que são disponibilizados pela empresa Coleto, especializada na coleta de óleo de cozinha e destinação correta do material, ficam próximos à Praça de Alimentação, na entrada do Parcão. No primeiro final de semana foram recolhidos cerca de 50 litros de óleo. Segundo a coordenadora do DMA, Andréa Oberherr, “o objetivo é dar ao óleo utilizado nas cozinhas da praça de alimentação o descarte correto e destinação adequada, evitando que o material contamine a natureza sendo descartado incorretamente”. Ela lembra que o público pode também levar até o parque suas garrafas com óleo usado para descartar nos tonéis, contribuindo com a preservação ambiental no município.
Atualmente, Sapiranga conta com pontos permanentes de coleta de óleo com ecopontos em doze escolas do município (a lista pode ser acessada no site www.sapiranga.rs.gov.br), no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) e na Prefeitura Municipal. O material é recolhido pela Coleto que faz o serviço de forma gratuita para a Prefeitura.

Categorias:

|

Últimas notícias

1

Estudantes concluem segunda etapa da prova Sapiens

  • 17/09/2025
20250912_100432

Café com Conhecimento orienta empresas sobre a nova Lei de Licitações

  • 17/09/2025
IMG_6201

Cras São Luiz recebe prédio reformado

  • 16/09/2025
WhatsApp Image 2025-09-15 at 20.24.43 (2)

Polo UAB Sapiranga realiza formatura do curso de Licenciatura em História

  • 16/09/2025
1

Cavalos do Cempra desfilam no Acampamento Farroupilha em busca de novos lares

  • 16/09/2025

Perguntas Frequentes