Fotos:
Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação
Nesta tarde de quarta-feira, 16 de agosto, a prefeita Corinha Molling conferiu os novos aparelhos adquiridos recentemente pelo Município que já estão sendo utilizados no setor de saúde de Sapiranga: um equipamento de bioquímica e um colposcópio, ambos adquiridos pela Secretaria de Saúde, através de recursos próprios da Prefeitura e de emenda parlamentar do deputado federal Renato Molling junto ao Ministério da Saúde, respectivamente.
“É muito bom poder oportunizar as melhorias na saúde em benefício da comunidade. É uma satisfação saber que estes profissionais ,stão trabalhando com aparelhos e equipamentos novos e de qualidade resultando exames de qualidade e com precisão”, destacou a prefeita Corinha.
Acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Janete Hess, a prefeita Corinha esteve na Unidade Sanitária, no Centro da cidade, onde verificou o aparelho chamado de colposcópio para ,xames de videocolposcopia (exame do colo de útero e vagina).
O colposcópio que serve para rastrear as lesões de colo do útero foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Renato Molling, a um custo de R$ 16 mil. ”Os pacientes com alterações nos exames são encaminhados à videocolposcopia em busca das lesões. Caso elas sejam detectadas, ocorre o encaminhamento à biópsia verificando a possibilidade ou não de câncer do colo do útero”, declarou o doutor Jardelino Ramos, que atende na Unidade Sanitária nas áreas de ginecologia, obstetrícia, ecografia. Também esteve presente na visita Eva Santos, que atua como coordenadora do Centro Irmã Dulce e do Posto do Centro da Secretaria Municipal de Saúde.
NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES
A prefeita Corinha também visitou o Laboratório Municipal de Análises no prédio da Secretaria de Saúde do Município, onde conheceu o novo aparelho de análises bioquímicas Bioclin 4000. O equipamento que realiza com precisão os exames de diabetes, triglicerídeos , colesterol foi adquirido com recurso próprio da Prefeitura, ao valor de R$ 150 mil. ”Este equipamento tem maior garantia de precisão, inclusive a exatidão nos resultados dos exames. Hoje, realizamos em média 12 mil exames mensais, o que corresponde a cerca de 100 coletas diárias, sendo que cada coleta representa o quantitativo de oito exames”, comentou a bioquímica Lisiane Ferreira dos Santos, da Prefeitura de Sapiranga, acompanhada das bioquímicas Helen Soares e Siloé Zanini.
A secretária de Saúde Janete Hess destacou a melhoria dos atendimentos à comunidade com os novos equipamentos. ”A aquisição dos aparelhos trará grandes benefícios aos sapiranguenses. Através deles, a aplicação de exames será mais ágil e precisa.”