`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Curso de processamento de hortaliças fecha com receitas deliciosas em Sapiranga
Aulas se encerraram nesta quarta-feira com confraternização na Morada São Luiz
  • 4 de maio de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Julia Viana/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Julia Viana/Departamento de Comunicação

As conservas e condimentos voltaram a ser os protagonistas na Unidade de Assistência Social da Morada São Luiz. O processamento de hortaliças foi o assunto de mais um curso gratuito oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Sindicato Rural do Vale do Paranhana e o Senar. O curso chegou ao fim na tarde desta quarta-feira, ensinando diversas receitas deliciosas.
A instrutora do Senar Marjana de Mattos Favin expôs na mesa os trabalhos feitos pelas alunas. “As meninas mostraram muita habilidade na confecção das receitas. Foram participativas e tivemos uma relação muito boa”, relata, destacando o ambiente de integração e descontração nas aulas iniciadas segunda-feira. Foram conservas, molho de tomate, ketchup, sal temperado, tomate seco, molho caponata (feito com tomates ao estilo italiano), abobrinhas italianas com tomate seco, pasta de alho e pimentão no óleo produzidos pela turma de dez alunas.
APRENDIZADO
Para quem concluiu o curso, a satisfação, o aprendizado e as amizades são a maior lembrança. “É o primeiro de muitos outros cursos que quero fazer. A professora é muito carismática e o ambiente descontraído”, contou a aposentada Ruth Fialho, 60 anos. E completa: “Sou uma dona de casa italiana, gosto de fazer tudo condimentado, e aqui aprendi a fazer tudo de forma mais natural, sem conservantes”.
Junto à Ruth, a colega Maria Regina Santos, 51 anos, conta que o curso foi muito interessante e proporcionou capacitação, pois ela, que é funcionária pública, pode utilizar o que aprendeu até mesmo no trabalho. E é exatamente no trabalho que Nara Solange Teixeira de Loreto, também 51 anos, pretende por em prática o conteúdo do curso. “Gostei do curso, a gente aprendeu muita coisa. Tem coisas que em casa a gente não aproveita, e aqui vemos que podemos aproveitar bastante coisas. E eu também faço pizzas, e agora que aprendi a fazer este molho de tomate, não preciso mais comprar, ou seja, é uma economia que se faz.”

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP00343.jpg

Conheça a Programação da Páscoa das Rosas 2026

  • 15/03/2026
Calendário Descarte 2026 - bairros mapa

Descarte de galhos e entulhos: bairro Voo Livre (1)

  • 14/03/2026
20260309_095241

Novos equipamentos para o projeto de Ginástica Artística

  • 13/03/2026
iptu 2025 digital 5 foto ok original carrossel 2 - apenas carrossel CARD 4

Boletos para pagamento parcelado do IPTU já estão disponíveis

  • 13/03/2026
WhatsApp Image 2026-03-02 at 17.53.45

CRAM promove exibição do documentário “Eu, dona de mim”

  • 11/03/2026

Perguntas Frequentes