`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Faltas em consultas em março superam os 40% em algumas especialidades
Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância de comparecimento aos agendamentos
  • 9 de abril de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem redobrado os esforços para oferecer um atendimento qualificado na área da saúde em todo o Município. Quando se trata da área de Atenção Básica de Saúde, alguns fatores como condições adequadas, planejamento de ações e coordenação dos tempos são fundamentais para que os usuários do sistema público de saúde tenham acesso às consultas. Para contemplar essas ações, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um controle de frequência dos usuários, uma vez que as ausências impedem que outros usuários tenham acesso ao serviço. O levantamento do absenteísmo em relação ao mês de março já foi concluído e em alguns casos, a falta às consultas agendadas superam os 40%, situação que afeta diretamente toda a rede de atendimento. Consultas com clínico geral tiveram um índice de faltas de 18,38%; as consultas com ginecologistas fecharam o mês com um índice de 18,63% de faltas; já nas consultas com pediatras, o índice de absenteísmo foi de 27,47% e nas consultas odontológicas as faltas nas consultas agendadas chegaram a 16,32%. O número que mais chamou a atenção é nas consultas com nutricionista onde o índice de faltas foi de 40,68%, ou seja, em cada dez consultas agendadas, em quatro o paciente não compareceu.
O urologista Eduardo Mastalir, médico da Rede Municipal, reforça a importância de comparecimento e também de comunicar em caso de não ser possível o comparecimento. “Devemos assumir uma postura mais responsável e solidária, não faltando à consulta marcada; caso ela não seja mais necessária, devemos comunicar que não iremos mais. Assim, é possível chamar outro paciente que tenha necessidade na consulta”, pontua. “O bom andamento dos serviços da saúde depende da colaboração de todos”, finaliza Mastalir.
Ainda em relação as faltas agendadas, os testes de Pré-câncer registraram 27,09% de faltosos e os testes rápidos contabilizaram 23,8% de ausências.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_5285

Balé Origens promove 1º Festival de Danças Folclóricas e Populares

  • 09/05/2025
IMG_4595

Estudantes embarcam em uma viagem cultural na quinta edição da Feira de Países

  • 08/05/2025
20250506_160422

Campanha do Maio Amarelo é realizada em Sapiranga

  • 08/05/2025
SAPIRANGA PREMIA 6 - primeiras peças 3 - CARD VENCEDORES ABRIL

Confira os sorteados de mês de abril no #SapirangaPremia

  • 08/05/2025
1

Idosos da Smas celebram Dia das Mães com piquenique recreativo

  • 07/05/2025

Perguntas Frequentes