`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Aberto à comunidade série de cursos no Cemeam de Sapiranga
São sete cursos no decorrer do ano e as inscrições são gratuitas
  • 26 de maio de 2021
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A temporada de cursos gratuitos de 2021 no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam) já começou. Neste ano, serão ofertados sete cursos através da parceria da Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Sindicato Rural de Taquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Podem participar pessoas maiores de 18 anos que residam em Sapiranga e região. As vagas são limitadas.

O primeiro curso que ensinará sobre as propriedades específicas das ervas, iniciou na terça-feira, 25 de maio, e encerra nesta tarde de quarta-feira. As aulas abordarão conceitos básicos de plantas medicinais, condimentares e aromáticas e estão sendo ministradas pela bióloga especialista em plantas Marilia Pozo de Mattos Pereira.

Os alunos estudarão sobre todo o processo, desde a identificação e preparação das mudas, tipos de solo, plantio, até a secagem e armazenagem das folhas. O curso ainda abordará os usos e contraindicações de alguns tipos de plantas, técnicas de produção, uso e tratamento das plantas.

A coordenadora do Centro Ambiental, Fabiana Haubert, relatou sua felicidade em poder retomar os cursos com a comunidade. “Mesmo com turmas reduzidas, é uma grande alegria voltar a receber as pessoas aqui. Estamos conseguindo retornar lentamente e todos os cuidados com os protocolos sanitários estão sendo seguidos. A ideia dos cursos é ensinar as pessoas e aproximá-las da natureza, qualificando a população. Como os cursos são profissionalizantes, os alunos que saem daqui acabam criando novas oportunidades de renda, o que é extremamente importante. Estamos muito felizes de poder proporcionar isso aos sapiranguenses de novo”, disse ela.

Além do curso básico de plantas medicinais, outros seis estão programados para acontecer até o fim do ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone do próprio Cemeam, através do número 3959-1007.

AGENDA DE CURSOS NO CEMEAM EM 2021

De 15 a 18 de junho – Operação e manutenção de motosserra
De 28 a 30 de junho – Criação de peixes de água doce
De 13 a 16 de setembro – Artesanato Patchwork, unindo retalho de tecidos
De 27 de setembro a 1º de outubro – Artesanato, tingimento e pintura de tecidos
De 19 a 22 de outubro – Apicultura (manejo básico)
De 16 a 19 de novembro – Introdução à costura e transformação de peças do vestuário (customização)

Categorias:

|

Últimas notícias

Começa a obra de asfaltamento da Estrada Emília José da Silva, no Morro Ferrabraz (crédito vitor carvalho)

Começa a obra de asfaltamento da Estrada Emília José da Silva, no Morro Ferrabraz

  • 17/06/2026
Saúde promove atividade de integração voltada ao bem-estar dos colaboradores

Saúde promove atividade de integração voltada ao bem-estar dos colaboradores

  • 17/06/2026
d4de133e-eae6-45a4-ada5-b31993ed159a

Do futebol à arte: estudantes colorem Parque do Imigrante em ação coletiva

  • 16/06/2026
Seleção de Atletas - 010626.jpg

Auxílio Atleta: inscrições para incentivo financeiro encerram nesta quarta-feira

  • 16/06/2026
WhatsApp Image 2026-06-09 at 15.55.32

Meio Ambiente em foco nas escolas municipais

  • 15/06/2026

Perguntas Frequentes