`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
ADOÇÃO ANIMAL - CCZ de Sapiranga está com 70 cães à espera de um novo lar
Centro de Controle de Zoonoses recupera animais vítimas de maus tratos e abandonados
  • 11 de janeiro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Sapiranga, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, está atualmente com mais de 70 cães à espera de adoção. São animais que foram abandonados em vias públicas vítimas de maus tratos, atropelados e até doentes, e que acabaram recolhidos ou encaminhados para o CCZ para acolhimento e tratamento. Hoje, a realidade deles é outra, e os bichinhos estão saudáveis e aptos para a adoção. ”Atualmente o CCZ está com 80 animais esperando por um lar. São cães filhotes, jovens adultos, além de outros com necessidades especiais. Muitos estão há bastante tempo aguardando a oportunidade de encontrar um lar. Os cães do CCZ são castrados extremamente dóceis e companheiros”, destacou a médica veterinária Simone Pillatti, que coordena os trabalhos no local, e é responsável pelas cirurgias de castração e pela implantação dos microchips.

A prefeita Corinha Molling destaca que desde que assumiu a Prefeitura em 2013 vem buscando maneiras de evoluir no local aberto na administração do marido, o hoje deputado federal Renato Molling. “O CCZ foi inaugurado na época do Renato para atender animais vítimas de maus tratos. Só que o local não teve investimentos na administração anterior à minha. Quando assumi, verifiquei que o local precisava de melhorias. Ampliamos a área coberta, investimos nos abrigos, no atendimento e neste ano implantamos a primeira fase do programa de castração, que também incluiu a colocação de michochips nos cães adotados. E vamos evoluir, pois estamos investindo em equipamentos para estender o programa de castração e controle animal para fora do CCZ.”

No primeiro semestre deste ano, o Município investiu na sala de cirurgias para castração de animais do CCZ, e agora encaminhou a compra de equipamentos para receber o aval final do Conselho Regional de Medicina Veterinária para castrar cães de rua.

ADOÇÃO

Nero e Laika, de um e três anos de idade, são exemplos de cães recuperados que ganharam um lar. Adotados pela auxiliar de escritório Bruna Castro, que reside em uma chácara no bairro Floresta, eles deixaram para trás os tempos de maus tratos e abandono nas ruas. ”Sempre tive a curiosidade de conhecer o CCZ. Eu e meu esposo residimos na chácara em Porto Palmeira, na Zona Rural e, por isso, decidimos adotar os cães. Aproveitei a minha curiosidade de querer conhecer o CCZ, que me surpreendeu com a organização, limpeza e cuidados com os animais. Então, optamos por adotar os dois. Além disso, favoreceu o fato de os cães serem castrados e estarem saudáveis com a aparência muito boa”, destaca Bruna.

É comum os animais postos à adoção terem um histórico de vida difícil devido os maus tratos causados pelo abandono. A recuperação no CCZ é um passo para mudar esta história levando os cães à adoção. “Quando adotamos um animal abandonado percebemos o seu olhar de gratidão”, destaca Bruna.
COMO FAZER

Os interessados em adotar cães podem fazer a visitação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11 horas e das 14 horas às 17h30, na Rua Porto Palmeira (à direita no sentido Centro-bairro pela Rua Presidente Kennedy), junto ao complexo da Cetrisa (Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga) no bairro Floresta.

A pessoa que adotar faz o cadastro, com seus dados de identificação, e se compromete a cuidar do animal adotado. Os microchips de identificação são implantados neste animais adotados com os seus dados cadastrais para futuras consultas se for necessário, sendo que a leitura só é possível através de um scanner específico que o CCZ possui (o dispositivo não tem um sensor de localização – tipo GPS – ou outro tipo de ativação).

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025
Desafio Ferrabraz_140425_Prancheta 1

Morro Ferrabraz recebe competição multiesportiva

  • 17/04/2025
7205f9ce4b1cef076edd64730d9af8dc7eb5895b

Procon dá dicas para aproveitar a Páscoa sem prejuízos

  • 16/04/2025
Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff (crédito Cláudia Silva)

Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff

  • 16/04/2025

Perguntas Frequentes