`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Alunos da EMEF Maria Ruth Raymundo revivem a história de Sapiranga no Chá da Jacobina
Atividade contou com a participação de historiadores e convidados de expressão no município
  • 10 de setembro de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Com a intenção de reviver a história de Sapiranga, alunos da turma 421 do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Ruth Raymundo realizaram, em 30 de agosto, o Chá da Jacobina. Segundo a professora Aline Wilhelm, responsável pela turma, o projeto surgiu a partir dos estudos da turma sobre Sapiranga e o movimento Mucker, o que resultou em muita curiosidade por parte dos alunos e na ideia da produção do Chá da Jacobina.

Foram convidados para um bate-papo com os alunos os doutores em história Daniel Gevehr e Dóris Fernandes. O poeta e escritor Jairo Brum Gomes, a historiadora Luisa Haag, a pedagoga Neusa Siemetz e a cantora Nana Bernardes, também prestigiaram da atividade.

“Foi algo mágico e de muita aprendizagem. Como professora fique emocionada com a turma escutando atenta durante todo o evento, que se estendeu mais do que o esperado. Foi algo muito significativo e que com certeza marcou a vida de cada um que se fez presente no Chá da Jacobina”, destacou a professora.

Os alunos tiveram participação ativa em toda a produção do chá, desde o desenvolvimento do protocolo do evento, entrega de convites e decoração do local, que reuniu fotos e itens de valor histórico. A partir da ideia “E se a Jacobina pudesse contar a sua própria história, como seria?” lançada para a turma pela professora, foram produzidos e apresentados pelos alunos Isadora Koetz, Julia Haag e Mirella Santiago, textos onde Jacobina conta sua própria história. Um contado por uma Jacobina de 1874 e outro por uma Jacobina de 2019. A ideia também foi abraçada pelos pais, que contribuíram para as lembrancinhas para os convidados, comidas e bebidas.

Categorias:

|

Últimas notícias

Emei Portal (1)

Inauguração da Emei Joaquim Portal é neste sábado

  • 12/09/2025
femaee femint 2025 - chamamento público CARD

Chamamento para comércio de alimentos na Femint e Femaee

  • 12/09/2025
Gastronomia CTG's

Gastronomia é um dos destaques no Acampamento Farroupilha

  • 12/09/2025
SAPIRANGA PREMIA 6 - primeiras peças 3 - CARD VENCEDORES AGOSTO

Confira os sorteados do mês de Agosto no #SapirangaPremia

  • 11/09/2025
10

Noite do Folclore Gaúcho encanta público no Acampamento Farroupilha

  • 11/09/2025

Perguntas Frequentes