`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Alunos da Escola Balduíno Wasem desenvolvem creme contra borrachudos
Projeto “Os borrachudos” ganha primeiro lugar na Femint
  • 1 de outubro de 2021
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Os alunos Maquéli Espich, Erick Henrique Wasem, Emili Muller e Kevin Wasem, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Balduíno Wasem, conquistaram o primeiro lugar na 6ª edição da FEMINT Feira Municipal Integrada. Eles desenvolveram o projeto intitulado “Os borrachudos”, realizado sob a orientação e supervisão da professora Maricela Schuck. Eles observaram o aumento de borrachudos no pátio da escola e tiveram a ideia de produzir um repelente em creme.

Para evitar as picadas do inseto, os alunos desenvolveram um creme hidratante feito à base de babosa, composto também de manteiga de cacau, óleo de coco e essência. O creme forma uma camada protetora na pele inibindo a aproximação dos insetos.

Após os estudantes acompanharem uma explicação sobre o combate ao borrachudo, dos profissionais da Vigilância Sanitária e do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), eles realizaram uma visita a um arroio próximo a escola para verificar se havia larvas e ovos de borrachudos. A professora Maricela destacou a importância do apoio do Cemeam e da Vigilância Sanitária na execução do projeto. “Foi bem desafiador, porque é uma coisa que a gente convive desde sempre. Começamos com a pesquisa na sala de informática para ver como era o inseto. Então, começamos a pesquisar e depois pedimos ajuda ao pessoal do Cemam e da Secretaria de Saúde. Minha gratidão a eles por terem abraçado a causa também.”

Após observarem o aumento de borrachudos no pátio da escola, os estudantes tiveram a ideia de produzir um creme hidratante para a pele. “Fazer o projeto foi legal porque a gente descobriu o motivo do aumento de borrachudos na escola. Também entendemos que era possível fazer um creme hidratante para nossa pele”, explica a aluna Maquéli que complementa dizendo que “mesmo o borrachudo sendo considerado um mosquito ruim, não podemos exterminar ele porque serve de alimento para sapos, libélulas e peixes.”

Vigilância Sanitária no combate e proliferação do borrachudo

A Prefeitura de Sapiranga realiza periodicamente diversas ações de combate ao mosquito borrachudo. Os agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Municipal de Saúde realizam a aplicação de larvicida biológico nos arroios e riachos do Morro Ferrabraz e demais localidades na zona rural, além das áreas de expansão urbana.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

comunicado parada programada Atualizar site - Serviço NFSe feed

Parada programada no sistema de Nota Fiscal Eletrônica

  • 30/12/2025
POPUP fotos de artifício PROIBIDOS 3 popup

Lembre-se: comemore sem fogos de artifício sonoros

  • 30/12/2025
IMG_0516

Saúde encerra 2025 com ampliação de acesso, alto volume de atendimentos e fortalecimento da atenção especializada

  • 30/12/2025
PMS05569

#SapirangaPremia entrega R$ 85 mil reais no quarto ano de campanha

  • 30/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-29 at 17.39.45

Regularização fundiária avança e 2025 registra melhor resultado dos últimos anos

  • 29/12/2025

Perguntas Frequentes