`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 inicia em Sapiranga
Campanha começou na manhã desta quinta-feira, 16
  • 16 de fevereiro de 2023
  • 13:05

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira, 16, a vacinação bivalente das pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs). Essa nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 para 2023, utiliza o imunizante Pfizer Bivalente como reforço para a população acima dos 12 anos.

Ibraíma dos Santos, 89 anos, foi a primeira sapiranguense a ser vacinada. Ela vive no Lar Rosa de Saron, no bairro Amaral Ribeiro, sendo esta a primeira instituição a contar com equipe e moradores vacinados. Vivem atualmente no lar cerca de 20 pessoas. O aposentado, Mário Ivan Hirsh, 66, também foi imunizado. “Essa já é minha quinta vacina contra a Covid. É muito importante a vacinação, pois ela é o que nos salvou dessa doença”, declarou.

Vacinação Bivalente

Pessoas que receberam a dose de reforço da vacina bivalente terão seu esquema de vacina encerrado. A partir do dia 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde estenderá a imunização nas unidades básicas de saúde, para pessoas acima dos 70 anos.

Sapiranga recebeu na última quarta-feira, 15, o seu primeiro lote da vacina bivalente que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.

Na fase 1 da campanha, serão vacinadas pessoas que vivem nas ILPs e seus trabalhadores; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na fase 2, pessoas de 60 a 69 anos de idade; na fase 3, gestantes e puérperas, na fase 4, trabalhadores da saúde e na fase, pessoas com deficiência permanente. A vacinação ocorrerá de forma escalonada, conforme a chegada das remessas.

Pessoas desses grupos que tiverem apenas uma dose, ou nenhuma vacina contra a Covid-19, deverão ser vacinadas com a vacina monovalente, completando as duas primeiras doses iniciais para após poder receber a dose bivalente. Aqueles que não fazem parte do grupo prioritário e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

FOTO E TEXTO: Bruna de Bem/Departamento de Comunicação 

Categorias:

|

Últimas notícias

20250423_160405

Cemeam realiza curso de bolachas e salgados caseiros

  • 25/04/2025
IMG_4515

Café Com Universidades destaca parcerias entre instituições de ensino e lares de idosos

  • 24/04/2025
Design sem nome

Desafios esportivos movimentam o final de semana sapiranguense

  • 24/04/2025
6

Moradores do Loteamento Osvaldo Martins celebram regularização fundiária após décadas de espera

  • 23/04/2025
IMG_4481

Projeto Vocações inicia quinta edição com foco em tecnologia

  • 23/04/2025

Perguntas Frequentes