`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Campeonato Brasileiro de Parapente começa neste fim de semana em Sapiranga
Competição começa neste sábado, 28 de novembro, e segue até 5 de dezembro no Morro Ferrabraz
  • 27 de novembro de 2015
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Arquivo/Prefeitura de Sapiranga

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O azul do céu de Sapiranga vai ganhar muitas cores a partir deste fim de semana com a etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, que ocorrerá de 28 de novembro a 5 de dezembro, com acompanhamento da competição através do site http://voolivresapiranga.esp.br. A competição nacional é organizada pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) com apoio da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL) e supervisionada pela instituição reguladora nacional Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), reconhecida internacionalmente pela FAI.
Vários parapentistas de todo o Brasil se reunirão na cidade para o Campeonato Brasileiro de Parapente. As competições serão realizadas no Morro Ferrabraz, um dos principais pontos do voo livre no Estado e até no País. De acordo com Luciano Horn, presidente da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), já passa de uma centena a lista de competidores. “Temos mais de 100 inscritos e o limite máximo de inscrições é de 120 pilotos”. Ele destaca ainda que o evento tem credenciais internacionais o que candidata Sapiranga a sediar eventos mundiais do esporte. “Durante esta competição contaremos com a presença de um observador que avaliará a cidade para ver se ela é capaz de sediar uma etapa do evento mundial de parapente.”
O lançamento oficial da competição em Sapiranga ocorreu em agosto, com a apresentação do site ( http://voolivresapiranga.esp.br), da logomarca e de informações sobre o evento. O presidente da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), Gustavo Grings, destacou a importância do envolvimento e do apoio da cidade nesta competição que vai trazer turistas e marcar o nome de Sapiranga, ainda mais, no cenário esportivo. “Sapiranga já é conhecida fora daqui pelo voo livre, e o Brasileiro de Parapente é uma oportunidade de mostrar a cidade e despertar um olhar diferenciado, com atrações que marquem o município, que mostrem seu potencial turístico.” O diretor esportivo da AGVL e responsável pela coordenação geral da etapa do Brasileiro, Flavio Lyszkowski Pinheiro, lembrou que é uma chance de se impulsionar o nome de Sapiranga. “Temos que oportunizar o turismo, com atrações variadas, e uma bela recepção aos turistas e competidores que vão vir para a competição.” Já Luciano Horn, um dos parapentistas de destaque no País, lembrou que a cidade tem tudo para marcar pontos com o campeonato e pleitear, no futuro, uma etapa mundial. “Vamos ter observadores avaliando o campeonato. E a gente acredita que Sapiranga vai fazer bonito.”
Esta etapa final de Sapiranga, além definir o campeão brasileiro e os melhores do País, foi contemplada como Pré-PWC (Paragliding Word Cup), sendo aprovado pelo Comitê da Copa do Mundo, tornando-a internacional reconhecida pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale) e possibilitando credenciar Sapiranga/RS para realização em um futuro próximo do Circuito Mundial de Parapente.
A competição é organizada pela Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL) com apoio da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL) e supervisionada pela instituição reguladora nacional Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), reconhecida internacionalmente pela FAI.
SAPIRANGA E O PARAPENTE
O Morro Ferrabraz em Sapiranga é ponto importante nas competições de voo livre, sendo um dos principais locais de prática do esporte no estado e País. De acordo com Luciano Horn, presidente da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), a cidade já sediou outras três etapas do Campeonato Brasileiro de Parapente (em 1993, 1994 e 2007) e é endereço anual de pelo menos uma das etapas do Campeonato Gaúcho de parapente desde 1997. Ele ainda lembra que “Sapiranga já sediou eventos do sul-brasileiro pelo menos quatro vezes”, o que mostra a importância do município no universo do voo livre.

ETAPA DO GAÚCHO DE PARAPENTE (Informações do site da FGVL)
Nos dias 14 e 15 de novembro ocorreu a 7.ª Etapa do Gaúcho de Parapente, em Sapiranga. No sábado o vento forte vindo de oeste impossibilitou a prova, mas no domingo as condições melhoraram e uma prova de 54 quilômetros foi marcada. Os 50 pilotos inscritos coloriram os céus e proporcionaram uma disputa acirrada em todas as categorias. O vencedor da etapa na categoria Open foi o piloto de Feliz, Gustavo Agne, o Guga, que chegou 4 minutos a frente do piloto Marcelo Wickert de Lajeado. Já na categoria Sport, Vagner de Oliveira de Santa Cruz do Sul foi o vencedor; e na Sport Light, Carlos Petry de Igrejinha sagrou-se o campeão da etapa.
Os pilotos melhores colocados que ganharam vaga no Campeonato Brasileiro foram Vagner de Oliveira, Sandro Mottin e Carlos Petry. Como alguns não conseguiram disponibilidade para participar, repassaram a vaga. Então, os pilotos que irão se juntar a delegação gaúcha que irá participar estão Sandro Mottin, Felipe Fracasso, Ricardo Majolo. Pelo campeonato gaúcho, os pilotos voltam a se encontrar no final de semana de 12 e 13 de dezembro, na cidade de Encantado, onde será disputado a final da competição.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_5052

Atividade com 24 horas de duração bate recorde na pista do Parque do Imigrante

  • 02/05/2025
IMG_7017

Alunos ainda podem se inscrever para as equipes de handebol de Sapiranga

  • 30/04/2025
card padrão - genérico - serviços no feriado - FOTO ATUALIZADA (1)

Serviços Municipais no feriado de 1º de Maio

  • 30/04/2025
20250423_091917

Competições de atletismo abrem os jogos escolares

  • 29/04/2025
1-entrega de sementes1

Famílias de agricultores recebem sementes do Programa Forrageiras

  • 29/04/2025

Perguntas Frequentes