`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
CEMITÉRIO - Convocados familiares de sepultados nas gavetas até março de 2012
Prazo legal de 5 anos para concessão do espaço venceu e Município oferece nichos do novo ossário
  • 26 de maio de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Sapiranga, por meio do Departamento de Cidadania da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos, está convocando as famílias que têm parentes sepultados até 31 de março de 2012 nas gavetas do Cemitério Parque Municipal (junto à Estrada São Jacó), no bairro Ferrabraz, para a renovação do contrato de concessão de cinco anos ou para a transferências dos restos mortais para o novo Ossário Municipal, construído junto às capelas mortuárias, na entrada da área.

A Prefeitura vem buscando o contato direto com as famílias para notificar que o prazo de concessão expirou e oferecendo como melhor opção a transferência da sepultura dos entes para o novo Ossário Municipal. O novo espaço, com velário e com a vantagem de acesso fácil, fica junto às capelas mortuárias, na entrada do cemitério, e o custo dos nichos será menor que o cobrado pelas gavetas.

O chamamento busca regularizar a situação das gavetas mortuárias, conforme a Lei Municipal 5.250/2013, que prevê os prazos de concessão e também os casos de remoção em caso de não quitação de taxas. Os contatos devem ser feitos através dos telefones 3959-1026 ou 3959-1014, ou diretamente no Departamento de Cidadania, no prédio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (Rua Otto Kunz, 224 – Centro de Sapiranga – próximo à rodoviária).
CONTATO

“Estamos buscando o contato com as famílias que tiveram a concessão vencida até março deste ano, inclusive indo até elas nos endereços cadastrados. Mas temos casos em que os dados não foram atualizados e não temos como contatar. Esperamos que com este chamamento feito em edital e na imprensa as pessoas se manifestem”, coloca Ailton da Rosa, do Departamento e Cidadania.

Segundo a Lei Municipal, o pedido de prorrogação deveria ser requerido pelo próprio concessionário em até 30 dias antes do vencimento da concessão de cinco anos. A lei também prevê que vencida a concessão e não requerida a prorrogação, os restos mortais devem ser transferidos automaticamente para o Ossário Municipal.
O NOVO OSSÁRIO

Desde 2013, a atual Administração triplicou o número de gavetas no Cemitério Parque, que hoje tem 582 nichos, além das 650 tradicionais sepulturas no chão. O Ossário Municipal, com 510 nichos, foi construído como uma nova opção, com a vantagem da localização e do custo que será menor que o da gaveta. Nesta novas urnas do ossário também serão colocados os restos mortais de túmulos que hoje estão abandonados ou sem pagamento de taxa de manutenção, abrindo espaço para famílias que buscam o sepultamento no Cemitério Parque Municipal.

O Cemitério Parque Municipal foi implantado na Administração Renato Molling para suprir a lotação, com falta de espaço físico para ampliação, do Cemitério do Municipal do bairro Oeste, que também deve ser contemplado, em breve, com um ossário. Esta obra também deve possibilitar a readequação do cemitério que tem muitas sepulturas abandonadas.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-06-17 at 17.05.38

Estudantes já se movimentam para a IX Femint e 3ª Femaee

  • 17/06/2025
IMG_7333

Saldo de empregos do primeiro quadrimestre tem melhor desempenho desde 2021

  • 17/06/2025
card concurso jingle 2025 - finalistas CARD

Etapa final do concurso do Jingle para a Turma do Fiscalito

  • 16/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-12 at 13.44.27

Prefeitura de Sapiranga assina termo de cooperação para início das ações do Programa Desassorear RS

  • 12/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-12 at 13.15.21

15ª Conferência Municipal de Assistência Social debate avanços e desafios do SUAS

  • 12/06/2025

Perguntas Frequentes