`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Comdica abre edital para projetos voltados às crianças e adolescentes
Iniciativas podem receber até R$30 mil em recursos
  • 9 de janeiro de 2025
  • 16:40

Compartilhe:

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) abriu o edital de chamamento público 002/2025 para inscrições de projetos e iniciativas voltadas para as crianças e adolescentes. Entidades e demais organizações interessadas devem realizar inscrição, explicando o planejamento da ação e outros detalhamentos previstos em edital. O recurso disponível é do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por isso as organizações que se inscreverem devem estar registradas no Comdica.

O prazo para as inscrições vai até 5 de fevereiro e ela deve ser realizada através de protocolo. Os projetos devem ser relacionados em um dos 6 eixos temáticos abaixo:

– Promover encontros/grupos nos espaços públicos e/ou organizações não governamentais/privada para a promoção sobre o que é o Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre educação e respeito à infância e adolescência, tirando dúvidas e levando informação.

– Projeto voltado ao enfrentamento das violências praticadas contra crianças e adolescentes, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários voltados para crianças e adolescentes e suas famílias.

– Projeto de profissionalização que possibilite a aprendizagem e a sua inserção no mercado de trabalho para adolescentes.

– Projeto que busque prevenir e trabalhar com adolescentes questões de gravidez na adolescência, prevenção de doenças, sexualidade e planejamento de vida.

– Projeto que envolva questões de saúde mental; (depressão, automutilação, bullying, suicídio na adolescência, ansiedade, entre outros).

– Projetos de atendimentos a crianças e adolescentes com necessidades especiais- Pessoas com Deficiência.

Em 2024, três instituições da cidade tiveram projetos financiados através de recurso proveniente do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) adquiriu equipamento e mobiliário para montagem de uma cozinha completa. No espaço os alunos recebem aulas de culinária, cursos e outras atividades integrativas que ajudam no desenvolvimento e independência.

Outra iniciativa beneficiada foi a implantação do Laboratório Tecnológico, da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada). O local, utilizado por 40 alunos portadores de surdez, recebeu equipamentos novos possibilitando aprendizado na área da robótica e outras vivências voltadas para a tecnologia.

A terceira iniciativa realizada durante o ano passado é do Núcleo Espírita Ciranda de Luz, que organizou grupos de 40 pessoas, divididas conforme a faixa etária (6 a 10 anos, 10 a 13 anos e 13 a 16 anos). Os participantes de reuniram semanalmente nas manhãs de sábado, de abril até novembro. Nos encontros eram realizados oficinas, palestras, atividades de campo e servido lanche. Um certificado de participação foi entregue no encerramento do projeto.

Acesse o edital neste link e inscreva o seu projeto.


Texto: Cláudia Silva

Foto: NE Ciranda de Luz

|

Últimas notícias

4

Reforma da UPA 24h se encaminha para a fase final

  • 14/03/2025
IMG_5808

Segunda turma do curso de costura de calçados forma 14 alunos na Escola do Sapato

  • 14/03/2025
20250311_094143

Cemeam recebe visita do Coletivo Educador de Taquara

  • 13/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-13 at 13.38.01

Delegação de Sapiranga participa da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

  • 13/03/2025
Indústria e Comércio - matéria copiar

Últimas vagas para consultorias gratuitas para empresários de Sapiranga

  • 13/03/2025

Perguntas Frequentes