`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Concerto de obras sacras é atração da Páscoa das Rosas
Espetáculo com cantores e instrumentistas tem entrada gratuita
  • 4 de abril de 2023
  • 12:15

Compartilhe:

Obras de mais de 300 anos dos compositores barrocos Gregorio Allegri e Leopold Keyser serão apresentadas na quarta-feira, 5, no evento “Um concerto espiritual”, dentro da programação da Páscoa das Rosas.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal Turismo, Cultura e Desporto, traz à cidade o projeto Sacra Harmonia para a execução das obras “Miserere”, “Adoremus in aeternum” e “Stabat Mater”. São obras históricas em forma de concerto, destacando a espiritualidade dos textos relativos à Semana Santa. O espetáculo ocorrerá às 19h30, na paróquia Sagrado Coração de Jesus.

O concerto terá um elenco de 16 cantores e seis instrumentistas para interpretar o repertório escolhido, sob o comando do maestro André Delair. A primeira obra a capela, ou seja, sem acompanhamento instrumental, será o monumental e fascinante Miserere de Gregório Allegri, composição do início do século 17 sobre o salmo 50. Considerada uma obra-prima composta para o serviço litúrgico da Capela Sistina, encantando inclusive grandes compositores como Mozart e Mendelssohn. Para a execução desta obra foram convidados cantores solistas de Porto Alegre.

A segunda obra, também do mesmo compositor, será a Adoremus in aeternum, uma obra de menor fôlego, mas que encanta pela beleza de suas harmonias, revezando música polifônica com o canto gregoriano. A parte final está reservada para o Stabat Mater de Leopold Keyser. A obra barroca é construída sobre um poema medieval que narra as dores de Maria aos pés da cruz do filho Jesus Cristo, dentro do espírito da Semana Santa. Composta para coro, conjunto de cordas, órgão e cantores solistas, será interpretada pela primeira vez no Brasil. O soprano Cintia de los Santos, o contratenor Rodrigo Bloch, o tenor Alexandre Kreismann e o baixo-barítono Guilherme Roman são os solistas convidados para estar a frente do coro e dos instrumentistas para interpretar esta obra de beleza rara e pouco conhecida do público, mesmo dos apreciadores da música erudita.

O concerto tem duração aproximada de 50 minutos e ocorrerá na paróquia Sagrado Coração de Jesus, na rua Carlos Biehl, 333 no Centro, a entrada é gratuita.

Texto: Cláudia Silva
Foto: Renan Brackmann (Divulgação)

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-06-12 at 13.44.27

Prefeitura de Sapiranga assina termo de cooperação para início das ações do Programa Desassorear RS

  • 12/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-12 at 13.15.21

15ª Conferência Municipal de Assistência Social debate avanços e desafios do SUAS

  • 12/06/2025
LIP02356

Sapiranga Summit 2025: ingressos à venda para o maior evento de inovação e empreendedorismo do Vale do Sinos

  • 12/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-11 at 08.23.53

Caravana Salvando Vidas comemora Junho Vermelho com recorde

  • 11/06/2025
WhatsApp Image 2025-06-11 at 12.56.16

Secretaria de Segurança Pública participa de comissão estadual sobre o fortalecimento das Guardas Municipais

  • 11/06/2025

Perguntas Frequentes