`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
CONSCIENTIZAÇÃO - Dia Mundial do Trabalho Infantil teve teatro e blitzes
O dia de combate ao trabalho infantil foi marcado com ações no Centro de Cultura e nas ruas
  • 12 de junho de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi lembrado nesta segunda-feira, 12 de junho, em Sapiranga com duas ações de conscientização quanto ao problema que atinge milhões de crianças.

No Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, pela tarde e pela manhã, o grupo teatral Luz & Cena apresentou a peça O Tempo da Descoberta para alunos dos 8.º e 9.º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMFs), das Unidades de Ensino Fundamental (UEF) dos Centros Municipais de Ensino (CMEs); e de Institutos Estaduais (IEs).

Já nas ruas da cidade, uma blitz de conscientização ocorreu das 10 às 11 horas e das 16 às 17 horas, na esquina da Avenida João Corrêa com a Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade. A ,quipe da Secretaria Municipal de Assistência Social distribuiu flyers e folhetos a pedestres, motoristas e comerciantes chamando a atenção quanto à prevenção e erradicação do trabalho infantil.

”Já é o segundo ano que estamos trabalhando o tema no Município. Estas ações têm como objetivo chamar a atenção da comunidade em relação ao trabalho infantil”, destacou a assistente social Vanice Brandenburg, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sapiranga.

As ações foram promovidas pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a parceria da Comissão das Ações Estratégicas do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
FORMAÇÃO

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sapiranga promoveu no dia 22 de março a Formação sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil voltada para profissionais da rede de atendimento à crianças e adolescentes, especialmente servidores da assistência social, saúde e educação; representantes de entidades da sociedade civil organizada, dos empregadores e dos trabalhadores; conselheiros tutelares; conselheiros de direitos da criança e do adolescente; conselheiros de assistência social. O encontro teve como palestrante a consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Maria Izabel da Silva, que abordou o trabalho infantil e suas consequências fomentando as ações para prevenir e erradicar o trabalho infantil no Município.
FOLHETOS

Os folhetos entregues para as pessoas na rua traziam impressos o jogo de percurso com informações sobre o trabalho infantil e as consequências à saúde e a vida de crianças e adolescentes. Confira o conteúdo abaixo:
PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
O trabalho infantil é um grande problema social e deve ser enfrentado por todos os segmentos da sociedade para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e assegurados.
TRABALHO INFANTIL: O QUE É?
O que diz a Lei
Segundo o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador,
TRABALHO INFANTIL refere-se: às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, obtendo lucro ou não, realizadas por pessoas com idade inferior a 16 anos, salvo quando na condição de aprendiz a partir dos 14 anos.
Já dos 16 aos 18 anos, o trabalho é permitido. Porém, algumas atividades são proibidas aos menores de 18 anos por serem consideradas perigosas, insalubres ou prejudiciais à formação e ao desenvolvimento físico, psíquico, moral e social dos jovens. O trabalho doméstico é uma delas.
O TRABALHO PRECOCE COMPROMETE A SAÚDE E A VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Importante!
Em cada etapa de desenvolvimento as crianças e adolescentes devem ter garantidos os direitos de acesso à educação, lazer e esporte, e também a cuidados por parte de um responsável. O trabalho pode ser um impedimento para que esses direitos se concretizem.
É responsabilidade dos pais ou de seus representantes legais a garantia de seu sustento.
Não é responsabilidade da criança ou adolescente trabalhar para seu sustento ou para o sustento de sua família.
TRABALHO INFANTIL ROUBA A INFÂNCIA
SE VOCÊ CONHECE ALGUM CASO DE TRABALHO INFANTIL, DENUNCIE!
Disque 100
Conselho Tutelar
Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS Amaral Ribeiro, CRAS São Luiz, CREAS)

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025
WhatsApp Image 2024-10-18 at 6.15.08 PM (1)

Gabinete de Portas Abertas fortalece diálogo com a comunidade e soma mais de 4,6 mil atendimentos

  • 25/03/2025
2

Projeto da escola Érico Veríssimo é finalista na FEBRACE

  • 25/03/2025
IMG_3390

Inauguração do Fly.Hub ocorre na próxima semana

  • 25/03/2025
IMG_4845

Mutirão de castração para cães e gatos ocorre em quatro bairros

  • 24/03/2025

Perguntas Frequentes