`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Curso do Cemeam promoveu especialização em costura e artesanato
Participantes aprenderam técnicas de patch aplique e quilting
  • 4 de julho de 2019
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Foi finalizado na tarde desta quinta-feira, 4 de julho, no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), mais um curso de “Patchwork – Unindo retalhos de tecido“. A capacitação faz parte de uma série de cursos promovidos pela Prefeitura Municipal de Sapiranga, por meio do Cemeam em parceria das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto e Agricultura, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural do Vale do Paranhana.

Durante os quatro dias de curso, as nove participantes aprenderam técnicas de costura e decoração, como o patch aplique, onde aplicam-se retalhos de tecido em camisetas, mantas, panos de prato, toalhas de mesa, entre outros, resultando em trabalhos decorativos e utilitários. Outra técnica desenvolvida no curso que iniciou na última segunda-feira, 1.º, foi o quilting, onde são produzidas peças acolchoadas.

Umas das participantes foi a artesã Justina Tondin Molter, 57 anos, que encontrou no curso uma forma de especializar seu trabalho. “Já trabalho com artesanato e costura, mas aprendi muitas técnicas que eu não conhecia, assim posso melhorar meu trabalho. Foi um curso maravilhoso“.

PRÓXIMOS CURSOS NO CEMEAM

8 a 10 de julho – Jardinagem
5 a 8 de agosto – Confecção básica do vestuário feminino
10 a 13 de setembro – Operação e Manutenção de Motosserra
25 e 26 de setembro – Básico de Plantas Medicinais Condimentares e Aromáticas
1 a 4 de outubro – Apicultura Manejo Básico
30 e 31 de outubro – Tortas e Docinhos caseiros
09 a 12 de dezembro – Operação e Manutenção de Motosserra

Categorias:

|

Últimas notícias

capa

Descarte de galhos e entulhos: Bairro São Jacó

  • 20/06/2026
crocheteiras-03

Tricô, crochê e boas conversas marcam nova edição das Tricocheteiras

  • 19/06/2026
c927870f-12c8-445e-8c44-1676c8fab6f6

Futsal Quarentão e Cinquentão com inscrições abertas até 26 de junho

  • 18/06/2026
WhatsApp Image 2026-06-17 at 11.32.04 (3)

Mutirão de castração realiza 60 procedimentos em gatos machos no Cempra

  • 18/06/2026
IMG-20260617-WA0049.jpg

Sapiranga participa do lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil

  • 17/06/2026

Perguntas Frequentes