`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
De Sapiranga para o mundo, Balé Origens encara etapa competitiva na Turquia
Sapiranguenses competem contra grandes potências mundiais a partir desta quinta-feira
  • 30 de julho de 2025
  • 17:18

Compartilhe:

A torcida por um resultado histórico já começou. O Balé Folclórico Origens agora se prepara para a etapa decisiva do 26º Festival Internacional de Cultura e Arte de Istambul-Büyükçekmece, na Turquia. Nesta quinta-feira, 31, às 13h no horário local (7h no Brasil), o grupo sobe ao palco para sua primeira apresentação na competição oficial do festival. A final ocorre no sábado, 2 de agosto, quando os integrantes se apresentam novamente, disputando o título entre grandes potências mundiais da dança.

Desde a chegada, o Brasil chamou atenção: o Balé Origens foi um dos três países selecionados, entre quinze, para se apresentar nas cerimônias iniciais. Além disso, participaram de um desfile cultural no Centro de Istambul, encantando o público com danças típicas enquanto caminhavam. As performances já renderam diversos elogios, gravações e cobertura da mídia internacional.

O coreógrafo e integrante Everton Oliveira destacou a preparação e a receptividade do público turco. “O grupo vem se dedicando intensamente, com ensaios de cerca de 10 horas semanais e até domingos inteiros, sem deixar de lado outros compromissos de trabalho. Estamos sendo muito acolhidos por aqui. As pessoas aguardam ansiosamente pelas participações do Brasil e nossas apresentações estão sendo aclamadas. Competimos com grandes nomes, mas o Brasil não fica atrás, pois estamos firmes na competição”, afirmou.

O grupo, formado por 21 dançarinos, além do coreógrafo e da coordenadora Janice Modinger, embarcou no último dia 22 e é o único representante brasileiro na modalidade de danças folclóricas do festival, que reúne mais de 70 países em diversas expressões artísticas. Mantido pela Prefeitura de Sapiranga, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, o Balé Origens carrega consigo a missão de projetar o nome da cidade e do Brasil em um dos maiores palcos culturais do mundo.

Acompanhe a competição pelos perfis oficiais do @‌bale_origens e do festival @‌buyukcekmecekultursanat no Instagram.

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2026-06-09 at 15.55.32

Meio Ambiente em foco nas escolas municipais

  • 15/06/2026
Design sem nome (15)

Curso gratuito de pilotagem de drone com inscrições abertas até 23 de junho

  • 15/06/2026
WhatsApp Image 2026-06-12 at 17.39.40

Descarte de galhos e entulhos: bairro Sete de Setembro

  • 13/06/2026
VIGILANCIA SANITÁRIA - Inspeção segurança alimentar - 2026

Selos de inspeção da Secretaria de Agricultura ajudam a garantir alimentos mais seguros

  • 12/06/2026
foto chiquinho

‘Aquece’ para a Feira do Livro movimenta alunos da rede municipal

  • 12/06/2026

Perguntas Frequentes