Quem passa pela Praça das Rosas e pelo Largo do Museu Adolfo Evaldo Lindenmeyer desde a semana passada pode ver a decoração da Páscoa das Rosas 2024. A árvore Osterbaum, tradicional na cultura germânica, o espaço para fotos na Fazendinha do Coelho e os ovos gigantes fazem parte dessa estrutura, que fica na Avenida 20 de Setembro. Neste ano, outro detalhe tem chamado atenção, os coelhos de pelúcia.
São 12 coelhos confeccionados com tecidos e espumas pela Associação dos Artesãos de Sapiranga. “Nós fizemos eles em duas semanas, a Secretaria da Cultura nos procurou para elaborar algo e então pensamos nesses coelhões, fizemos um mascote, para eles verem como ficava e gostaram. Depois mandamos para eles a lista do que a gente precisava e então começamos a fazer. Foi um trabalho muito legal, todo mundo ajudando a embelezar a nossa Páscoa”, comenta Maria Helena Coronetti que faz parte do grupo que hoje tem 26 associados.
Os materiais citados pela artesã são tecidos, espumas, linhas, entre outros. A maioria destes itens é fruto de uma doação da Cofrag, indústria têxtil com sede em Sapiranga. Os tecidos são de coleções de anos anteriores e por isso ficam em depósito ou acabam até mesmo indo para descarte. A medida, além de ser uma ação comunitária de doação, também é sustentável já que reutiliza esses materiais, como destaca a diretora executiva da Cofrag, Carla Haag. “A Secretaria de Cultura e os artesãos viabilizaram esses lindos coelhos que estão enfeitando a cidade e trazendo para a população o espírito de renovação e renascimento dessa data tão especial. É um privilégio poder contribuir, sempre em prol do desenvolvimento e crescimento das comunidades onde atuamos, dentro das nossas políticas sociais e culturais que vão ao encontro dos nossos valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, reforça.
Os coelhinhos de pelúcia estarão enfeitando a Praça das Rosas até a primeira semana de abril. É importante que toda a comunidade ajude na conservação dos mesmos.
Texto: Cláudia Silva
Fotos: Vitória Severo