`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Delegação de Sapiranga embarca para as Paralimpíadas Escolares na segunda-feira
Evento em São Paulo é a maior competição do mundo neste formato
  • 22 de novembro de 2024
  • 18:34

Compartilhe:

Por mais um ano, grande parte da delegação gaúcha de atletismo nas Paralimpíadas Escolares, composta por 56 alunos/atletas, é de sapiranguenses. Na segunda-feira, 25, 17 alunos e 3 professores embarcam rumo a São Paulo para participar do evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e que contará com a participação de mais de 2.000 atletas em idade escolar, dos 26 estados e do Distrito Federal, em competições de 13 modalidades.

O paradesporto de Sapiranga ganha cada vez mais destaque a nível estadual e nacional. O projeto é de contraturno escolar e já coleciona conquistas nos últimos anos, sejam elas individuais, como as medalhas ou coletivas como a de ser o município com maior representação entre os gaúchos repetidamente. “Novamente a delegação sapiranguense é a maior do estado, isso é ainda mais significativo neste ano pois a conquista de vagas se deu por índices esportivos, e não indicação, ou outro tipo de classificatória, todos eles conquistaram e lutaram por essa vaga de participação, e já são vencedores”, destaca a professora e treinadora do projeto de paradesporto, Luciana Sagrilo.

Para além das conquistas esportivas os alunos que praticam os paradesporto refletem na sua rotina os aprendizados como atletas. “Ficamos muito felizes com os triunfos deles nas competições, mas as vivências que a viagem sem os pais, o aprendizado com pessoas de todo o Brasil e o amadurecimento que notamos neles não tem preço. Eles estão em uma competição nacional e podem sim dizer que são atletas paralímpicos”, destaca a diretora pedagógica da Smed, Ana Andrioli. Quem reforça a importância dessas vivências é Eduardo Steffen, pai da Aluna Eduarda Schuck Sttefen, de 13 anos, que já vai para a sua quarta Paralimpíada.“Cada vez que ela compete é um orgulho, quando ganha comemoramos, mas se não ganha, a gente comemora também, porque fez muito bem pra ela o esporte. No crescimento ela teve melhora, no comportamento, fez amigos, se sente mais capaz. E se ela está feliz, é o que importa, a gente também fica”, reforça o pai.

A competição acontece de 26 a 29 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os alunos sapiranguenses disputam medalhas nas provas de Atletismo, nas modalidades de salto em distância, arremesso de peso, corridas de velocidade e resistência e lançamento de pelota. Conheça os atletas que representam o município e o RS em São Paulo:

Ana Karolini da Rosa da Silva
Bianca Monalisa Barbosa Morais
Deisy Cruz da Silva
Eduarda Schuck Steffen
Erick Henrique da Rosa da Silva
Felipe David
Herick Gabriel de Souza Galski
Isaque Konflanz Bechaira
Julia Brandão de Lima
Ketrin Magerl de Godoes
Mateus Coitinho Paz
Mateus Eduardo Moraes Martin
Pedro Henrique Tondim Jungthon
Samanta Gabrieli Della-Flora Magalhães
Thiago Soares dos Santos e Santos
Vitor da Silva
Vitoria Camargo Perin.

Texto: Cláudia Silva
Foto: CPB – arquivo

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-10 at 09.22.46

Salas de AEE recebem baú de jogos pedagógicos

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-10 at 13.45.35

CrediSapi amplia limite de crédito para R$200 mil

  • 11/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025

Perguntas Frequentes