`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Ecografias passam a ser realizadas na Unidade Central da Secretaria de Saúde
Prefeitura amplia serviço que em um ano chegou a prestar 3 mil exames para a população 
  • 30 de maio de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Hermes Reich/Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

O serviço de ecografias de Sapiranga passa a ocorrer, a partir desta segunda-feira, 30 de maio, na Unidade Central junto à Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Getúlio Vargas, 505, Centro da cidade. Oferecido desde o ano passado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Luiz, o serviço foi transferido para a Unidade Central (prédio onde funcionava o antigo posto de Pronto Atendimento 24 Horas) para facilitar o acesso da população. Com o aumento na demanda de exames (a estimativa é de que cerca de 490 ecografias por mês sejam realizadas no Município a partir da junho) foi necessária a contratação de mais um profissional para realizar ecografias obstétricas e ginecológicas.
Segundo a Secretaria de Saúde, em 2015 foi adquirido um ecógrafo através do Programa do Qualisus – Rede, iniciando-se em maio as ecografias na UBS São Luiz, em exames mantidos com recursos próprios do Município. Com média de 230 ecografias por mês, o Município conta ainda com exames pela Clínica Intra (Instituto de Diagnóstico e Tratamento), em Sapiranga, em contratualização do Estado, somando-se mais 130 ecografias/mês. Mesmo contando com 350 atendimentos por mês, a demanda sapiranguense cresceu. Por isso, o serviço teve que ser ampliado e levado ao Centro (Para facilitar o deslocamento dos usuários), onde serão prestados quase 500 exames mensais. “Estamos ampliando o serviço, que tem a maior parte dos custos bancados pelo Município, para melhor atender a população”, explica a secretária municipal Janete Hess.
Com as mudanças, a estimativa é de 490 ecografias mensais sejam realizadas em Sapiranga, sendo 360 realizadas com os dois ecografistas contratados no Centro e 130 que serão mantidas com a Clínica Intra via Estado, segundo a enfermeira Marta Reichert.
Os atendimentos na Secretaria de Saúde ocorrem às segundas, quartas-feiras e quintas-feiras, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Para realizar o exame de ecografia o paciente precisa de consulta médica em Unidade de Saúde do Município ou trazer um pedido médico e fazer o agendamento no posto Irmã Dulce, na Avenida João Corrêa, 1.658, Centro de Sapiranga.

Categorias:

|

Últimas notícias

card padrão - genérico - serviços no feriado 2026 - feriadão dias 4 e 5 de junho 2 FEED.jpg (1)

Semana tem feriado de Corpus Christi e ponto facultativo

  • 01/06/2026
WhatsApp Image 2026-05-30 at 09.45.09

Curso de Instalações Elétricas inicia aulas e leva qualificação profissional para sapiranguenses

  • 01/06/2026
Card processo seletivo - concurso público - junho_2026 - feed.jpg

Processo seletivo simplificado com inscrições abertas

  • 01/06/2026
Secretaria de Saúde realiza vacinação contra gripe em empresas sapiranguenses (crédito Bruna Bernardo)

Vacina da gripe liberada para população geral a partir desta segunda-feira

  • 01/06/2026
20250521_141634

Junho começa com atividades da Semana do Meio Ambiente

  • 31/05/2026

Perguntas Frequentes