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EDUCAÇÃO- 4ª Femint de Sapiranga é lançada e abre inscrições
Evento contou com a participação especial do Dr. Fernando Kokubun, da FURG.
  • 6 de março de 2018
  • 00:00

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Fotos: Departamento de Comunicação

Crédito da Notícia:

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Sapiranga deu o pontapé inicial para a realização da 4a Femint – Feira Municipal Integrada, que acontecerá de 26 a 28 de setembro. “A construção do conhecimento não é mais um evento no calendário. Desde que foi iniciado este movimento, há três anos, estamos incentivando nossos alunos a se tornarem protagonistas, a pesquisar, a questionar, a não aceitar tudo como pronto, indo atrás do conhecimento e intervindo”, afirmou Maurício Costa Cabreira, coordenador da Femint e supervisor Pedagógico, no lançamento realizado, na segunda-feira (5), no auditório Jacobina Maurer da Smed e que contou com a participação especial do Dr. Fernando Kokubun, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), equipes diretivas e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal e de outras instituições de ensino.

O lançamento da Femint deflagra a abertura das inscrições para a edição de 2018. No período de 6 a 10 de agosto as escolas das três redes de ensino podem submeter seus projetos, que serão selecionados por uma banca composta por integrantes da Comissão de Organização da Feira. A homologação dos projetos selecionados será divulgada no dia 17 de agosto. Segundo Cabreira, com a feira institucionalizada a pergunta que resta é “O que se espera dos alunos?”. Certamente, ninguém precisa ser um “Eisntein”, porém a Femint se consolida como o palco da produção do conhecimento já na educação infantil, que estreou no evento no ano passado. “Nossos pequenos alunos são cientistas natos. Já nascem curiosos pela natureza e precisamos manter vivo esse lado investigador que, geralmente, acaba se perdendo na fase adulta”, destacou Cabreira, lembrando que no ano passado houve 80 apresentações do ensino fundamental e 34 da educação infantil.

SP, SC e PARAGUAI – De acordo com Cabreira, a produção dos trabalhos reflete o conhecimento, muitas vezes, adquirido fora do conteúdo em sala de aula. Portanto, a combinação científico/educativo possibilita a ampliação dos olhares do aprendizado, do crescimento. Prova disso, são as participações em outras cidades, Estados e até mesmo países. De 13 a 15 de março, alunos da CME Ayrton Senna de Sapiranga estarão na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, na USP, em São Paulo. Eles vão apresentar a pesquisa “Biblioteca Virtual e Digital” e concorrem dentre as premiações da Feira, ao Prêmio Voto Popular. Para votar no projeto, basta acessar o link http://febrace.org.br/virtual/2018/HUM/156/ e clicar em “curtir”. É o 3º ano consecutivo que alunos da rede municipal de Sapiranga participam do evento.
Outra viagem já está programada para os alunos do AMARU, projeto que envolve alunos das escolas Ayrton Senna, Rubaldo Emílio Saenger e Maria Ruth Raymundo. Em agosto, o grupo participará da Feira Fecitec Girasoles, na cidade de Encarnación,no Paraguai. Os alunos sapiranguenses apresentarão o trabalho sobre acessibilidade no Cemeam – Centro Municipal de Estudos Ambientais, credenciamento garantido pelo 1º lugar na Mostratec Júnior, Categoria AnosFinais. Já em setembro é a vez dos estudantes da escola Maria Emília de Paula ir para Santa Catarina. Na Feira Infomatrix Brasil, que será realizada na cidade de Lages. Os alunos mostrarão o projeto “Diário de QiQE”, que mostra a investigação entre intelectual e o emocional realizado em sala de aula, projeto que ficou em 1o lugar na Mostratec Júnior, Categoria Anos Iniciais.


TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Dentro da programação de lançamento, os participantes também puderam trocar experiências com Dr. Fernando Kokubun, que ministrou a palestra O Desenvolvimento do Saber: 10 anos da Mostra de Ciências em Santo Antônio da Patrulha. Kokubun falou sobre os desafios tanto para alunos como para professores de pensar uma feira sob o ângulo da pesquisa. “Uma pesquisa não precisa ser fruto do aprendizado em sala de aula, mas algo que pode ser aplicado na comunidade. Porém esse entendimento era de difícil percepção e a constatação era de trabalhos vazios”, explicou. Para que houvesse uma mudança de posicionamento, uma quebra de paradigmas, foram implantadas oficinas preparatórias, sendo que os resultados começaram a surgir a partir do quinto ano desta iniciativa.

MAIS INFORMAÇÕES:
Pelo telefone 3599-9500, ramal 308, ou pelo e-mail femint@smed.sapiranga.rs.gov.br


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