`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EDUCAÇÃO - Alimentação saudável ganha manual nas escolas municipais
Manual de Boas Práticas é entregue para equipes diretivas das escolas municipais
  • 24 de novembro de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Oferecer alimentos saudáveis e de qualidade para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental das redes de ensino do Município é a premissa básica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) quando o assunto é merenda escolar. Pensando nisso, as nutricionistas Amanda Jung, Carla Girardi e Rejane Concer desenvolveram o Manual de Boas Práticas, com ações a serem executadas pelas escolas da cidade, sendo que cada escola tem seu próprio manual, com especificações pesquisadas e elaboradas para aquela comunidade escolar.
As informações foram entregues pelas nutricionistas às equipes diretivas das escolas do Município, na manhã desta quinta-feira, 25 de novembro. Constam na listagem as atitudes para promover práticas e hábitos de alimentações saudáveis em escolas, como a produção e manipulação dos alimentos e a qualidade sanitária de seus consumidores, todas repeitando a determinação da legislação federal RDC Anvisa n° 216/2004 de 15 de setembro de 2004, sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. “Estamos dando um passo importante no que diz respeito ao controle e qualidade da alimentação das escolas. Com a implementação do Manual de Boas Práticas, teremos a condição de prevenir problemas com a intoxicação alimentar, que ainda é um motivo de preocupação”, destacou a nutricionista Amanda Jung.
PLANEJAMENTO
Outro documento utilizado para garantir a qualidade das tarefas rotineiras e aplicado em conjunto com o Manual de Boas Práticas nas escolas é o POPs – Procedimentos Operacionais Padrão. Este tem o objetivo de padronizar a higiene da produção, estoque de alimentos, higienização de utensílios, recebimento de insumos perecíveis e não-perecíveis, higienização de instalações e equipamentos, saúde dos manipuladores e qualidade da água, de forma a evitar que ocorra qualquer tipo de contaminação.
MANUAL
O Manual de Boas Práticas é um documento baseado na rotina de trabalho individual e dados específicos e singular de cada escola. A partir deste levantamento foi elaborado o manual destinado às instituições de ensino do Município como medida para a melhor alimentação do aluno. O documento foi ,laborado a partir de resultados obtidos por meio da coleta de dados em ,scolas do Município, adquiridos através de questionário a partir das visitas ,laboradas ao longo deste ano pela ,quipe do setor de nutrição da Smed.

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-04 at 12.44.53

Fly.Hub Sapiranga sedia fase escolar do Grand Prix Senai de Inovação

  • 08/07/2025
Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025 (crédito Bruna Bernardo) (1)

Feira do Livro de Sapiranga terá Eleonora Medeiros como patrona em 2025

  • 08/07/2025
Ações periódicas de desassoreamento na rede hídrica continuam (crédito Vitor Carvalho)

Ações periódicas de desassoreamento da rede hídrica continuam

  • 07/07/2025
Seleção de Estágiários_2025 - feed copiar

Inscrições abertas para estágio na Prefeitura

  • 07/07/2025
WhatsApp Image 2025-07-04 at 16.18.49

REFISA oferece descontos de até 80% para regularização de débitos municipais

  • 04/07/2025

Perguntas Frequentes