`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EDUCAÇÃO - EMEF 28 incentiva hábito pela leitura através do Projeto Geloteca
Geladeira vira biblioteca e reúne estudantes em espaço lúdico para resgatar o gosto pela leitura
  • 10 de outubro de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação/EMEF 28 de Fevereiro

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Resgatar o gosto pela leitura e despertar a imaginação das crianças. Este é o objetivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) 28 de Fevereiro, em Sapiranga, com o projeto Geloteca: Descongelando a Imaginação. Os alunos da turma 511, coordenados pela professora Amanda Somavilla, criaram o cantinho da leitura reutilizando uma geladeira. “A ideia surgiu após a dificuldade da turma com a leitura e a compreensão de textos trabalhados em aula. Através do lúdico na sala de aula, despertou-se o prazer em ler e o hábito pela leitura, entre os alunos”, explica Amanda.

O sucesso da biblioteca rendeu a criação da segunda Geloteca na escola, transformando o local um ambiente aconchegante e próprio para a leitura. ”Foram colocados livros para todas as idades e todos os gostos. A Geloteca desperta muita curiosidade, ao abri-la e encontrar os diversos livros os alunos ficam surpresos e encantados”, destacou a professora Gisele Engelmann.

INTERVALO DA LEITURA

Praticar a leitura em ambientes diversificados, é a realidade da escola na hora do intervalo.”Durante o recreio a Geloteca é muito frequentada, nota-se o hábito pela leitura crescendo na escola, além de tornar o intervalo um momento mais acolhedor para todos”.

Para a escola a interação da criança com os livros através do lúdico é fundamental para resgatar o hábito pela leitura, além de melhorar o desempenho do estudante em sala de aula. Com o conhecimento a criança aprimora qualidades como a fala, escrita, e o vocabulário, além de melhorar as produções textuais.
A professora bibliotecária Silvia Viviane da Silva Prestes destaca que o livro é a prova de que somos capazes de sonhar, imaginar, inventar e transformar um mundo de sonhos em realidade. ”Com a leitura nos tornamos mais conscientes e livres, formamos opiniões, agregamos conhecimento, nos tornando pessoas mais cultas”. Já a aluna Betina da Silva Santos considera a leitura uma possibilidade para se viajar sem sair da sala de aula.

Categorias:

|

Últimas notícias

LIP07446

Balé Origens de Sapiranga representará o município em festivais no Brasil e Turquia

  • 27/03/2025
20250326_144018

Violência Doméstica é tema de conferência intermunicipal

  • 27/03/2025
1

Secretarias iniciam elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-26 at 09.54.05

Sapiranga reforça ações de combate ao Aedes aegypti

  • 26/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-25 at 18.34.33

Recolhimento de galhos e entulhos é reformulado

  • 25/03/2025

Perguntas Frequentes