`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Educação inclusiva é pauta no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Entrevista com o neurocientista Guilherme Nogueira destaca ações do Proami
  • 2 de abril de 2025
  • 17:12

Compartilhe:

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, Sapiranga reforça seu compromisso com a inclusão por meio do Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (Proami), uma iniciativa inovadora lançada em 2023. Desenvolvido com assessoria do neurocientista Guilherme Nogueira, o programa utiliza princípios da neurociência para oferecer um atendimento personalizado a alunos com desenvolvimento atípico, especialmente crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em entrevista, o Dr. Guilherme Nogueira explicou que o Proami funciona a partir de um mapeamento detalhado das funções cerebrais envolvidas no processo de aprendizagem e interação social. “O programa compara o desenvolvimento de alunos típicos e atípicos para identificar as áreas que precisam de maior estímulo. Com base nisso, criamos estratégias específicas para cada aluno, trabalhando diretamente nas funções cerebrais mais deficitárias”, afirmou. Diferentemente de abordagens que apenas contornam as dificuldades, o Proami busca agir na raiz da questão, estimulando os circuitos neurais responsáveis pela comunicação, socialização e cognição. “Métodos compensatórios podem mascarar as dificuldades, mas não as resolvem. Nosso objetivo é qualificar essas funções para que o aluno ganhe autonomia e consiga se desenvolver plenamente”, destacou Nogueira.

A implantação do programa envolveu a formação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais da educação e da saúde, que aplicam protocolos científicos para diagnosticar e acompanhar cada caso. E os resultados já são visíveis. Além de melhorias no desempenho acadêmico, o programa tem contribuído para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, preparando-os para uma vida mais independente. “Sapiranga foi pioneira nesse processo de organizar a área da inclusão no município”, afirma o neurocientista. Ele também ressaltou a importância da participação da família nesse processo. “A escola e a clínica são fundamentais, mas o envolvimento dos pais nas atividades diárias faz toda a diferença. A inclusão só se consolida quando todos trabalham juntos”, concluiu.

Assista ao vídeo da entrevista postado nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

1312 a 2112 - Bairro São Luiz - RS 239 até a rua Monte Castl (1)

Descarte de galhos e entulhos: bairro São Luiz

  • 12/12/2025
IMG_0914

Comissão avaliadora inicia vistoria de imóveis participantes do concurso Natal das Rosas

  • 12/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-12 at 10.42.37

Noite Cultural da Assistência Social reúne cerca de 180 integrantes em espetáculo

  • 12/12/2025
IMG_2006

PMAA distribui mais de 700 cestas em 2025

  • 11/12/2025
Captura-de-tela-2025-06-03-170502

Receita Estadual disponibiliza lista de devedores em Dívida Ativa de ICMS/IPVA

  • 11/12/2025

Perguntas Frequentes