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EDUCAÇÃO: Professores voltam à sala de aula para oficinas do Seminário Municipal
A primeira etapa de 21 oficinas de qualificação na EMEF Pastor Rodolfo Saenger ocorreu em 5 de agosto
  • 18 de agosto de 2016
  • 00:00

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Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Nesta sexta-feira, 19 de agosto, ocorre a segunda noite do Seminário Municipal de Educação – O Professor como Agente do Conhecimento: O Processo de (in)Formação, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga, com atividades na EMEF Pastor Rodolfo Saenger, no bairro Centenário. Cerca 600 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Sapiranga participaram da primeira etapa no dia 5 de agosto. Em sala de aula, os educadores buscam instrumentos e ferramentas para aprimorar o trabalho com seus alunos. São 21 oficinas divididas em cinco eixos: Humanização; Matemática; Arte, Música e Expressão Corporal; Contemporaneidade; Leitura e Escrita. Em 2015, a Smed promoveu o encontro sob o tema A Construção do Saber na Perspectiva da Práxis, que reuniu cerca de 1,2 mil participantes em quatro encontros no Centro Municipal de Educação (CME) Dr. Décio Gomes Pereira, no bairro São Luiz.
Segundo o programa da Smed, o objetivo do seminário é proporcionar aos professores da Rede Municipal de Sapiranga subsídios e elementos para que possam repensar sua prática na perspectiva da informação e da formação continuada, promovendo a reflexão acerca da profissão e suas atribuições no contexto educacional.
As oficinas são direcionadas às áreas do conhecimento voltadas aos diferentes eixos temáticos propostos, e os próprios professores escolhem de acordo com sua área de atuação ou necessidade didático/pedagógica de cada um. Na primeira noite, em 5 de agosto, a movimentada oficina de Interações e Brincadeiras, por exemplo, trazia trabalhos voltados para atividades com crianças pequenas, e as professoras aprendiam como criar jogos coletivos para trabalhar a participação dos seus alunos, como pegas com bolas e outras brincadeiras interativas. No ginásio da escola a inclusão foi o assunto para atividades da oficina de Práticas de Educação Física Adaptadas para a Inclusão no Meio Escolar. A secretária municipal de Educação, Maria Fátima de Souza, destacou o trabalho dos oficineiros e também da equipe da Smed que organizou o seminário. “São com atividades como esta que buscamos qualificar nosso ensino, proporcionando aos professores formas de incremento do aprendizado.”
AS OFICINAS
EIXO HUMANIZAÇÃO
  • PROCESSOS COGNITIVOS: A Subjetividade Envolvida no Processo de Ensinar e Aprender – Proporcionar aos professores aspectos teóricos de compreensão sobre o processo cognitivo do sujeito; abordar a temática aliada aos estudos dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e seu desenvolvimento cognitivo.
  • OS DESAFIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA – A pesquisa na educação básica
  • A ARTE DE SER PROFESSOR NO SÉCULO 21: Desafios e Certezas – O ensinar e aprender na perspectiva da singularidade.
  • EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: O Papel da Escola na Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural – Abordagem da temática como fonte primária de aprendizagem, pautada no saber individual e coletivo; o papel do professor na valorização da cultura material e imaterial.
EIXO ARTE, MÚSICA E EXPRESSÃO CORPORAL
  • MÚSICA: Do Lúdico ao Pedagógico – A música como instrumento e ferramenta didático/pedagógico no processo formal de ensino e aprendizagem.
  • EXPRESSÃO ARTÍSTICA: As Diferentes Formas de Fazer Arte na Escola – Disponibilizar o acesso as diferentes linguagens e materiais, desenvolver técnicas vislumbrando as inúmeras formas que podem ser criadas e recriadas atendendo as diferentes demandas educacionais.
  • BRINQUEDOTECA/LUDOTECA: Aprendizagens Através do Brinquedo e do Jogo – O jogo como recurso pedagógico e potencializador do desenvolvimento social e cognitivo.
  • BRINCADEIRA DE CRIANÇA: Atividades Recreativas Relacionadas com o Corpo e a Natureza – A brincadeira baseada na interação do “eu” com o outro e com a natureza, promovendo a participação e a ação na construção do ambiente saudável individual e coletivo.
  • EDUCAÇÃO FÍSICA: Práticas de Educação Física Adaptadas para a Inclusão no Meio Escolar – A importância da educação física inclusiva na escola, suas tendências e perspectivas; Sugestões de atividades possíveis de adequação e efetivação.
  • INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS: Base para o Trabalho com Crianças Pequenas – A importância da brincadeira como fonte de promoção do desenvolvimento infantil.
EIXO CONTEMPORANEIDADE
  • MÍDIAS: Suas Possibilidades em Sala de Aula / Educação Infantil – Como potencializar o uso de diferentes mídias no processo de transformação da informação em conhecimento nos Anos Iniciais e Educação Infantil.
  • MÍDIAS: Suas Possibilidades em Sala de Aula / Ensino Fundamental – Como potencializar o uso de diferentes mídias no processo de transformação da informação em conhecimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • (IN) DISCIPLINA: Mediação de Conflitos – Ferramentas, dinâmicas e estratégias que possibilitem o gerenciamento de conflitos na escola.
EIXO LEITURA E ESCRITA
  • A ARTE DA ESCRITA: Possibilidades de Escrita e Produção Textual de Forma Criativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – As diferentes formas de linguagens na produção e compreensão da escrita.
  • LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A Leitura nas Diferentes Etapas da Educação Infantil – Desafios e possibilidades; a leitura como atribuição de significados.
  • LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Caminho para Ampliação e Percepção do Mundo – Possibilidades e sugestões de dinâmicas de leitura nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • ALFABETIZAÇÃO: Processo que Vai Além do Ler e do Escrever – O processo além das letras, visando a inserção total do aluno na escrita e leitura; o aluno como agente partícipe e crítico no processo de construção.
  • QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO – A contação de histórias como ferramenta de trabalho, diversão e construção nos Anos Iniciais e Educação Infantil.
EIXO MATEMÁTICA
  • DIFERENTES METODOLOGIAS/DIFERENTES APRENDIZAGENS / Anos Iniciais – Atividades práticas sugerindo formas e possibilidades de ensinar os conceitos matemáticos através de jogos nos Anos Iniciais.
  • DIFERENTES METODOLOGIAS/DIFERENTES APRENDIZAGENS / Anos Finais – Atividades práticas sugerindo formas e possibilidades de ensinar os conceitos matemáticos através de jogos, bem como a utilização de materiais concretos e manipuláveis nos Anos Finais.
  • DIFERENTES METODOLOGIAS/DIFERENTES APRENDIZAGENS / Educação Infantil – A matemática como parte importante no desenvolvimento do sujeito; as possibilidades de aplicação da matemática na sala de aula da educação infantil.

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