`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EDUCAÇÃO - Uma aula muito especial em meio à natureza
Estudantes com necessidades educacionais especiais aprendem sobre alimentação
  • 17 de abril de 2017
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos:

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

Está em desenvolvimento em Sapiranga o projeto Amaru – Construindo com a Diversidade, que reúne alunos de 6 a 16 anos da área de Necessidades Educacionais Especiais (NEE) do Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Maria Ruth Raymundo e Rubaldo Emílio Saenger. Os estudantes têm aulas periódicas no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) nas quais eles interagem diretamente com a natureza, mexendo com a terra, plantando, identificando diferentes chás e o cheiro deles.

As professoras responsáveis pelo projeto são Vanessa Bandeira (do Ayrton Senna), Cintia Kayser (da Rubaldo Emílio Saenger) e Ana Lúcia Schmidt (da Maria Ruth Raymundo). Este trabalho com crianças e adolescentes surgiu do acompanhamento das aulas nas Salas de Recursos Multifuncionais, onde são trabalhadas as necessidades de cada estudante através de equipamentos e materiais pedagógicos específicos.

Nesta quinta-feira, 20 de abril, as crianças terão seu segundo encontro no Cemeam. No primeiro, em 23 de março, os estudantes participaram de atividades especiais em meio à natureza. Com o foco nas plantas, eles aprenderam sobre o cultivo, seus benefícios e métodos de plantio. O projeto busca também oferecer autonomia aos alunos e outras possibilidades de aprendizagem, vivenciando na prática os temas que eles aprendem teoricamente em aula.

Ao todo serão sete encontros no Cemeam (um já ocorrido em março, este em abril e outros cinco em 18 de maio, 22 de junho, 21 de setembro, 19 de outubro e 23 de novembro), com atividades nos turnos da manhã (7h30 às 10 horas) e da tarde (das 13 às 16 horas).
INCLUSÃO

O projeto Amaru
é um dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto com estudantes que têm necessidades especiais. O Município conta com o Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando (NAEE), as Salas de Recursos Multifuncionais e o Laboratório de Aprendizagem (LAP). Existe ainda uma escola polo para atendimento de alunos com deficiência visual. Essa sala compõe a estrutura das salas de recursos multifuncional Tipo 2, na qual existem equipamentos e materiais pedagógicos específicos para deficiência visual. E desde 2016 a cidade também conta com uma escola Polo para atendimento de alunos que apresentam TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Os trabalhos da Secretaria Municipal de Educação, além de serem voltados para o atendimento especial a estes estudantes, também busca promover da melhor maneira possível a inclusão deles no meio escolar, incentivando a interação com os colegas sempre entendendo e respeitando que cada um tem suas necessidades e potencialidades e um ritmo diferenciado de aprendizado.

Leia mais:

Não foi possível encontrar outras notícias.

Categorias:

|

Últimas notícias

1312 a 2112 - Bairro São Luiz - RS 239 até a rua Monte Castl (1)

Descarte de galhos e entulhos: bairro São Luiz

  • 12/12/2025
IMG_0914

Comissão avaliadora inicia vistoria de imóveis participantes do concurso Natal das Rosas

  • 12/12/2025
WhatsApp Image 2025-12-12 at 10.42.37

Noite Cultural da Assistência Social reúne cerca de 180 integrantes em espetáculo

  • 12/12/2025
IMG_2006

PMAA distribui mais de 700 cestas em 2025

  • 11/12/2025
Captura-de-tela-2025-06-03-170502

Receita Estadual disponibiliza lista de devedores em Dívida Ativa de ICMS/IPVA

  • 11/12/2025

Perguntas Frequentes