`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
EMEF Waldemar Carlos Jaeger teve momento de reflexão na Páscoa
Atividades de Páscoa movimentaram diversas escolas sapiranguenses na última semana
  • 31 de março de 2016
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Divulgação/EMEF Waldemar Jaeger

Crédito da Notícia: Departamento de Comunicação

A Páscoa envolveu diversas escolas em Sapiranga, e isso não foi diferente na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Waldemar Carlos Jaeger, no bairro 7 de Setembro. Na última quinta-feira, dia 24, aconteceu nos turnos da manhã e da tarde a celebração de Páscoa que teve como objetivo fazer com que os alunos refletissem sobre o verdadeiro sentido desta data, bem como pensar sobre seu envolvimento com todas as questões que acontecem no mundo e com o projeto que a escola está desenvolvendo em 2016.
As reflexões de Páscoa se iniciaram com a música Dias Melhores, da banda Jota Quest, acompanhada pelos alunos Júlio e Pedro, da turma 911, na voz e violão. No decorrer da preparação desse momento as turmas foram convidadas a escolher uma palavra que fizesse relação com a Páscoa e o projeto Despertar para o Bem. Todas as palavras ficaram interligadas umas nas outras junto ao projeto.
No momento final da celebração, a dinâmica do “Sonrisal” foi realizada para que ocorresse a discussão sobre como cada um está encarando o projeto, utilizando-se perguntas como: “de que forma estou engajado? Sou o sonrisal que está fora do recipiente de água e não reage? Sou o sonrisal que estou dentro, mas com a embalagem fechada só ouço e vejo, mas não me envolvo, não me misturo? Ou sou o sonrisal que está efervescendo, e assumo o compromisso, que me preocupo, que faço?” Após o momento de reflexão com os alunos se deu o encerramento com mensagem de Páscoa exibida em um telão.

A PÁSCOA NAS ESCOLAS

A Semana de Páscoa teve várias atividades em escolas municipais de Sapiranga, incentivando os estudantes, da educação infantil e séries iniciais aos anos finais, a fazerem trabalhos diversos de arte, com mensagens e atividades recreativas. Os estudantes também estão fazendo decorações especiais em locais públicos, buscando tudo dentro do espírito de lembrar a paz na Páscoa. Na EMEI 28 de Fevereiro, os alunos do 9.º ano interagiram com os pequenos, pintando os rostinhos, escondendo os ninhos, brincando vestido de coelho. Segundo a diretora da escola, Kátia Laufer, os professores e funcionários também fizeram uma reflexão sobre a data religiosa. “Foi um momento bem legal na hora do recreio.”
Já na EMEF Maria Emília de Paula teve a Hora do Conto de Páscoa e a Páscoa Solidária. A Hora do Conto foi realizada pelas professoras bibliotecárias Marta Mattos e Claci Melzer
com os alunos de 1.º a 5.º ano, trabalhando as histórias A Caixa Mágica de Ariane e o Livro da Páscoa. Segundo a diretora Vera Inajara Padilha, foi criado um ambiente especial para receber os alunos, que, após a apresentação as histórias, usaram diferentes técnicas para colorir as cascas de ovos. “Com os ovinhos foi montado a Árvore da Páscoa, conhecida como Osterbaum, uma tradição na Alemanha. A árvore é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas os ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida e a Ressurreição do Senhor”, explica Vera.
A escola Maria Emília também realizou a Páscoa Solidária, projeto desenvolvido pelo professor de Ensino Religioso Aurélio da Silva com alunos do 6.º ao 9.º ano. A ideia era de trabalhar com os alunos o significado da data, buscando desenvolver um espírito de solidariedade. Os estudantes confeccionaram cartões e entregaram para as pessoas, pedindo em troca um donativo para a caixa solidária, a qual será encaminhada por grupo da escola à Casa de Passagem do Município. Segundo o professor, “as pessoas precisam perceber a importância de ajudar o próximo, neste caso tornar a Páscoa das crianças que se encontram na Casa de Passagem mais doce”. O professor também desafiou os alunos com o dizer “Se eu tenho uma Páscoa feliz, porque não fazer a Páscoa do outro feliz também”, levando todos a uma reflexão sobre o seu papel de cidadão solidário.
DECORAÇÃO
No Bairro Voo Livre, em frente à Unidade de Ensino Fundamental Ayrton Senna, a pracinha da Avenida 20 de Setembro está mais colorida. Com coelhinhos, ninhos e ovos de Páscoa, a praça foi decorada pelos alunos e professores da escola durante esta semana. Além de deixar o espaço em clima de Páscoa, a ação teve o objetivo de ensinar os pequenos. “Além de fazermos os enfeites, os alunos do Jardim B também receberam orientações e uma aula sobre cooperação para conservar o ambiente e preservar a decoração”, contaram o diretor e a coordenadora da UEF, Silas Camacho e Raquel Salla Cauduro.
No Bairro São Luiz, na Escola Municipal de Educação Infantil Aruanã, os pequeninos também se uniram para deixar a praça próxima à escola mais colorida e em clima de Páscoa. “Fizemos a decoração ainda na segunda-feira, e também passamos os alunos a mensagem de conservação”, disse a diretora Mineia Von Mühlen.

Categorias:

|

Últimas notícias

4

Reforma da UPA 24h se encaminha para a fase final

  • 14/03/2025
IMG_5808

Segunda turma do curso de costura de calçados forma 14 alunos na Escola do Sapato

  • 14/03/2025
20250311_094143

Cemeam recebe visita do Coletivo Educador de Taquara

  • 13/03/2025
WhatsApp Image 2025-03-13 at 13.38.01

Delegação de Sapiranga participa da 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

  • 13/03/2025
Indústria e Comércio - matéria copiar

Últimas vagas para consultorias gratuitas para empresários de Sapiranga

  • 13/03/2025

Perguntas Frequentes