`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Ensino Bilíngue promove benefícios aos alunos da Escola Maria Emília
Cem estudantes estão matriculados na modalidade
  • 28 de junho de 2024
  • 09:19

Compartilhe:

Com quase um ano de implantação, a primeira escola pública bilíngue, com ensino de português e inglês, em nível fundamental do Rio Grande do Sul, já mostra bons resultados. A Emef Maria Emília de Paula, localizada na Vila Irma, está atendendo atualmente cem alunos em período integral, com o ensino bilíngue sendo aplicado em duas turmas de Jardim A, uma de Jardim B e um primeiro ano. 

Story time (hora do conto), Body movement & Expressive play (corpo e movimento/jogos expressivos), Arts & crafts (artes), Tech explorers (tecnologia), Mindfulness (meditação), Educação Física, Arte e Teatro, Musicalização e Linguagem e Lógica são as disciplinas que os alunos convivem diariamente, das 7h20 às 16h. São duas professoras responsáveis por cada turma, uma de língua inglesa e outra da língua materna. Conforme a professora de Educação Infantil e Inglês, Vânia Cézar, o objetivo é que o currículo seja equilibrado. “Toda a rotina que ocorre na língua portuguesa em uma escola regular, temos aqui também, em inglês”, explicou. 

Ao chegar na sala de aula, os pequenos já são capazes de cumprimentar em inglês, falam as horas, também já decoraram canções e estão ampliando cada vez mais o seu vocabulário na língua, falando sobre os seus sentimentos, por exemplo. No mês de agosto do ano passado, quando o projeto da escola bilíngue foi implantado na Emef Maria Emília, duas turmas de jardim iniciaram, avançando para o primeiro ano em 2024, pois a implantação do ensino bilíngue acontece gradativamente. 

Preparados para o futuro

A proposta da aplicação de uma escola bilíngue gratuita em Sapiranga surge como uma oportunidade para as crianças, já que terão a possibilidade de levar a língua inglesa para sua rotina, chegando ao nono ano do Ensino Fundamental já fluentes no inglês, sem a  necessidade de fazer um curso de línguas em escola particular, por exemplo. Outro benefício, são as melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho, sendo a língua inglesa imprescindível para o sucesso de diversas carreiras, podendo garantir também uma boa colocação no vestibular ou Enem quando esse estudante chegar ao Ensino Médio. 

“Estamos qualificando e preparando nossos alunos para o futuro, oportunizando uma educação cada vez mais diversificada, inovadora e que promova aprendizagens sintonizadas com as necessidades da sociedade atual”, comentou a secretária Municipal de Educação, Cláudia Kichler. 

A Emef Maria Emília de Paula, primeira escola pública bilíngue, de português e inglês, em nível fundamental do Rio Grande do Sul, vem sendo desenvolvida em parceria com a  IENH. Para auxiliar no dia a dia na sala de aula, alunos e professores contam com um rico material de apoio, como livros didáticos selecionados com todo o cuidado pelas equipes pedagógicas da IENH e da Smed, e que promovem a fluência em inglês, cultivando habilidades essenciais como alfabetização, numeracia e pensamento crítico por meio de brincadeiras.

Texto: Bruna de Bem
Fotos: Felipe Silva

Categorias:

|

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-16 at 17.04.16

Evento reúne famílias de alunos atípicos para discutir resultados e continuidade do Proami

  • 18/04/2025
card concurso jingle 2025

Concurso vai eleger jingle da Turma do Fiscalito

  • 17/04/2025
Desafio Ferrabraz_140425_Prancheta 1

Morro Ferrabraz recebe competição multiesportiva

  • 17/04/2025
7205f9ce4b1cef076edd64730d9af8dc7eb5895b

Procon dá dicas para aproveitar a Páscoa sem prejuízos

  • 16/04/2025
Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff (crédito Cláudia Silva)

Concluída a pavimentação da Estrada João Adão Harff

  • 16/04/2025

Perguntas Frequentes