`); doc.close();// Espera o conteúdo carregar e chama o comando de impressão iframe.onload = function () { iframe.contentWindow.focus(); iframe.contentWindow.print(); document.body.removeChild(iframe); // Remove o iframe após a impressão }; }); }); });
Escolas da Rede Municipal ganharão cisternas do Projeto VerdeSinos
Terceira etapa do projeto trabalha aumento da disponibilidade hídrica, otimização do uso de água
  • 18 de dezembro de 2018
  • 00:00

Compartilhe:

Fotos: Comunicação

Crédito da Notícia:

O Projeto VerdeSinos está trabalhando recursos hídricos em parceria com as escolas rurais. Em Sapiranga, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Balduíno Wasem e 25 de Julho e o Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam) receberam, no início deste mês, materiais para instalação de cisternas, para implantação de tratamento de esgoto por zona de raízes (fossa, filtro e jardim filtrador), além de ferramentas para atividades de educação ambiental. Essas melhorias fazem parte da terceira etapa do Projeto VerdeSinos, que está trabalhando formas de objetivar o aumento da disponibilidade hídrica, otimização das demandas de água e redução das cargas poluidoras.

As cisternas das escolas municipais serão instaladas (uma em cada escola) apenas em 2019, porém no Cemeam já foram colocadas duas que estão sendo utilizadas para irrigação dos canteiros e viveiros de mudas. Os alunos também receberam ferramentas como carrinhos de mão, enxadas, pás de corte, mangueira, pás de jardim, pás de concha, ancinhos e tesouras de poda, que utilizarão para fazer hortas nas escolas. Conforme a prefeita Corinha Molling as atividades do Projeto VerdeSinos são de extrema importância para todos os 32 municípios que compõem a bacia do Rio dos Sinos. “A natureza é um patrimônio que Deus nos deu. E a nossa obrigação é preservar a natureza, porque natureza é vida. Sem água nós não somos nada, sem água o Município não sobrevive. Cuidar da bacia do Rio dos Sinos é preservar a vida de hoje, a de amanhã e de sempre”.

O Projeto VerdeSinos está em sua terceira fase. Na fase 1 o tema foi recomposição de mata ciliar em trechos que integram as estruturas dos corpos de água que formam a malha hídrica da bacia do Rio dos Sinos. Já na fase 2 o Projeto VerdeSinos ampliou seu escopo com vistas a contribuir para a manutenção da atual disponibilidade de água na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, na linha de gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos. Recentemente a prefeita Corinha Molling concedeu uma entrevista, onde mencionou o seu apoio ao Projeto VerdeSinos e o importante trabalho que vem desenvolvendo o Centro Ambiental de Sapiranga, juntamente com o Comitesinos. ”O Cemeam, junto com o Comitesinos vêm realizando um ótimo trabalho. Precisamos trabalhar todos juntos em prol da preservação da natureza”.

Categorias:

|

Últimas notícias

IMG_1623 - Copia

Inclusão e talento brilham nos Parajogos Escolares

  • 22/10/2025
Convite - South Kings 2025 3_201025

Sapiranga recebe a 10ª edição do South Kings

  • 21/10/2025
IMG_4844 - Editado

Unidades de saúde passam a oferecer próteses dentárias

  • 21/10/2025
17171132_74106_GDO

Atletas do paradesporto consquistam medalha em Minas Gerais

  • 20/10/2025
20250626_191435

Smed abre seleção para formadores LEEI

  • 20/10/2025

Perguntas Frequentes